SóProvas


ID
3038260
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de São João do Araguaia - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Uma rede de computadores consiste em máquinas interligadas compartilhando recursos e informações entre si, principalmente em locais como escritórios. A necessidade de se conectar com outros módulos deu origem a outros tipos de estruturas de rede, como LAN, MAN, WAM, WLAN e PAN.


Quando uma empresa deseja conectar as máquinas de seus escritórios que estão em uma mesma cidade constitui uma estrutura de rede:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    MANs são redes maiores que as LANs. MAN siginifica “Metropolitan Area Network”, ou rede de área metropolitana.

    Este tipo de rede é caracterizada por ter um alcance maior que as do tipo LAN, abrangendo cidades próximas ou regiões metropolitanas, por exemplo.

    Em uma definição mais prática, imaginemos por exemplo, que uma empresa possui dois escritórios em uma mesma cidade e deseja que os computadores permaneçam interligados.

    Para isso existe a rede de área metropolitana, que conecta diversas redes locais dentro de algumas dezenas de quilômetros.

  • L de Local;

    M de Metropolitan;

    P de Personal;

    W de World;

  • PAN(Personal Area Network) - Rede Pessoal, conexão de celular com uma caixinha de som pelo bluetooth (celular, tablet, notebook, etc.), distância = cm ou poucos metros;

    LAN (Local Area Network) rede de lares e escritórios empresariais, distância = algumas dezenas ou centenas de metros;

    MAN (metropolitan area network) rede entre uma matriz e filiais em uma cidade, distância = dezenas de quilômetros;

    WAN (wide area network) Rede de extensão entre cidades ou até países, distância é de centenas ou milhares de quilômetros.

  • PAN = APARELHOS

    LAN = LOCAL = CASA

    MAN = DENTRO DA MESMA CIDADE = FILIAL - MATRIZ

    WAN =GRANDE - PAÍSES - CIDADES

  • Quando uma empresa deseja conectar as máquinas de seus escritórios que estão em uma mesma cidade constitui uma estrutura de rede...

    Essa questão é vaga no conceito classificatório de rede. Ela foi formulada referindo-se à extensão, desconsiderando a forma. Com isso omitiu uma informação fundamental de um fenômeno físico: uma coisa só pode ser transmitida através de algo. Isto é, considerando o termo "conectar" como a comunicação entres dispositivos de informática — e é o que o contexto nos sugere. Deve-se ter um veículo é o pressuposto, um vez que esses dispositivos se comunicam entre meios físicos. E é o que deixa nossa cabeça coçando, para perguntar: “Através de que as informações são transmitidas? De uma rede sem fio? Ou de uma com fio?”

    Mas, usando uma ferramenta que chamo de exclusão por incoesão com as características ligadas a um dado termo, chega-se a questão. Isto é, não tem WMAN, logo não pode ser sem fio; as máquinas dos escritórios estão na mesma cidade, logo não é WAN, nem PAN, nem WLAN. Só sobra MAN. Pressupondo que conheçamos os acrônimos usados.

  • SÓ PARA ACRESCENTAR GALERA;

    WLAN = REDE LOCAL SEM FIO

    WMAN = REDE METROPOLITANA SEM FIO

    WWAN = REDE DE LONGA DISTANCIA SEM FIO

    SAN = REDE DE AREA DE ARMAZENAMENTO