-
Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, gênero documental é a reunião de espécies documentais que se assemelham por seus caracteres essenciais, particularmente o suporte e o formato, e que exigem processamento técnico específico e, por vezes, mediação técnica para acesso, como documentos audiovisuais, documentos bibliográficos, documentos cartográficos, documentos eletrônicos, documentos filmográficos, documentos iconográficos, documentos micrográficos, documentos textuais.
-
CERTO.
ESPÉCIE "mais geral"
Designação do documento segundo seu aspecto formal e da aplicação a que esse documento se destina.
Ex.: Carta, certidão, decreto, edital, ofício, relatório, requerimento,minuta...
TIPO "mais específico"
Soma da espécie documental com atividade fim (finalidade) a que o documento se destina.
Ex.: Atestados médico, ata de eleição, cartas precatórias, decretos legislativos, edital de licitação...
-
CLASSIFICAÇÃO DOS DOCUMENTOS:
1) Gênero – Aspecto documental relacionado ao conjunto de signos ou símbolos utilizados para registrar a informação. Relacionando-se ao suporte pelo qual a informação é registrada. Auxilia na conservação e preservação.
a) Escrito/textuais: manuscrito, impresso.
b) Iconográfico: (ou não a trilhas sonoras, com bitolas e dimensões variáveis. Exemplos: filmes e fotografia) Gênero de documentos iconográficos é formado por documentos em suportes sintéticos, em papel emulsionado ou não, contendo imagens estáticas.
c) Filmográfico: imagem em movimento, não é necessário som. São os documentos em películas cinematográficas e fitas magnéticas de imagem (tapes), conjugadas fitas vídeo magnéticas.
d) Sonora; formas de som e áudio.
e) Informáticos/digitais: gravados por meios digitais, necessitam de equipamentos especializados.
f) Cartográficos: representação reduzida de uma área maior (mapa e plantas)
g) Micrográficos: microformas. A microfilmagem, que garante a autenticidade de documentos, é uma maneira legalmente aceita de substituição do suporte documental.
-
Meu menemônico: Gênero (mudança de gênero - trans )= CIT FIMS
cartográfico
informático
textuais
fonográfico
informático
micrográficos
sonoros
A ideia é polêmica : mas é só para lembrar com raiva ou sem raiva. ;)
-
CERTO
gênero documental
Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística
Reunião de espécies documentais que se assemelham por seus caracteres essenciais, particularmente o suporte e o formato, e que exigem processamento técnico específico e, por vezes, mediação técnica para acesso, como documentos audiovisuais, documentos bibliográficos, documentos cartográficos, documentos eletrônicos, documentos filmográficos, documentos iconográficos, documentos micrográficos, documentos textuais.
-
O gênero documental é uma das possibilidades de classificação dos arquivos, assim como a forma, o formato, a espécie, tipo, estágio de evolução, entidades mantenedoras, entre outros.
São exemplos de gêneros documentais: textuais, iconográficos, filmográficos, cartográficos, audiovisuais, micrográfiicos, eletrônicos e bibliográficos.
Gabarito do Professor: CERTO.
-
Resolução:
O gênero documental é uma das possibilidades de classificação dos arquivos, assim como a forma, o formato, a espécie, tipo, estágio de evolução, entidades mantenedoras, entre outros.
São exemplos de gêneros documentais: textuais, iconográficos, filmográficos, cartográficos, audiovisuais, micrográfiicos, eletrônicos e bibliográficos.
Resposta: certa
-
Gênero
- Linguagem usada; forma como a informação está registrada no documento
- Textual
- Audiovisual
- Cartográfico
- Iconográfico
- Multimídia
Gabarito: CERTO