-
Dentre as atividades de restauração, encontra-se o banho de gelatina.
Banho de gelatina é uma técnica que consiste em mergulhar o documento em substância gelatinosa (gelatina ou cola específica) para aumentar a resistência do documento, mantendo visibilidade e flexibilidade. O banho empregado proporciona a passagem dos raios ultravioletas e infravermelhos para exame do suporte. Apesar disso, para sua aplicação o profissional deve ter bastante habilidade, de modo a não danificar o documento. Pior que isso: as substâncias aplicadas aumentam a probabilidade de ataque do suporte por fungos e insetos.
Carlos Xavier
-
Restauração = LAM BA-S E TECIDO
LAMinação
BAnho de gelatina
Silking
Encapsulamento
Tecido
Fonte: Tiago Gil QC
-
BIZU - Técnica de PRESERV ≠ Operações de CONSERV ≠ operações RESTAU
1. TÉCNICA de preservação – Climatização / Desacidificação / Encapsulação e Fumigação;
2. OPERAÇÕES conservação – Desinfestação / Higienização ou Limpeza / Alisamento e Restauração;
3. OPERAÇÕES de restauração – Banho de gelatina / Tecido / Silking / Laminação / Encapsulação;
4. Consiste em mergulhar o documento em banho de gelatina ou cola, o que aumenta a sua resistência, não prejudica a visibilidade e a flexibilidade e proporciona a passagem dos raios ultravioletas e infravermelhos. Os documentos, porém, tratados por esse processo, que é manual, tornam-se suscetíveis ao ataque de insetos e dos fungos, além de exigir habilidade do executor (PAES, Marilena Leite. ARQUIVO, Teoria e Prática; pág. 143. 3ª edição revista e ampliada);
Fonte: Raphael Coutinho na questão Q963748
-
Banho de Gelatina
Método manual de restauração que consiste em mergulhar o documento em banho de gelatina ou cola, proporcionando a passagem de raios ultravioletas e infravermelhos.
Todavia os documentos tratados por esse processo tornam-se suscetíveis ao ataque de insetos e de fungos.
Gabarito: Certo
-
Quando o suporte documental encontra-se deteriorado em razão da ação de algum agente de deterioração, algumas técnicas de restauração podem ser aplicadas a fim de recuperar o suporte totalmente ou parcialmente. A intenção é chegar o mais perto possível do estado inicial.
Uma dessas técnicas é o banho de gelatina, que consiste em mergulhar o documento em gelatina ou cola. Essa imersão reforçará a estrutura do documento. Entretanto, essa técnica deve ser utilizada com parcimônia, devido à organicidade do material inserido no documento, que pode servir de alimento para insetos, o que poderá prejudicar o documento restaurado e, possivelmente, todo o conjunto documental.
Gabarito do Professor: CERTO.
-
Gab: CERTO
O Banho de Gelatina é utilizado quando o documento já está DANIFICADO, sendo aplicado, portanto, como técnica de RESTAURAÇÃO.
Erros, mandem mensagem :)
-
Preservação: ações para que o dano não ocorra
Conservação: manutenção do documento de forma a estabilizá-lo
Restauração: recupera o documento após o dano (silking, banho de gelatina, velatura, laminação, encapsulação).