SóProvas


ID
3039886
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre os componentes do sistema predial de esgoto,

Alternativas
Comentários
  • O esgoto primário é a parte da instalação compreendida entre o coletor predial e o desconector, logo há presença de gases. O esgoto secundário são os aparelhos e canalizações que vem antes do desconector, logo não há presença de gases.

    Só é lembrar que a função do desconector é vedar a passagem de gases.

  • GABARITO: LETRA A

    a) Ramal de esgoto: Tubulação primária que recebe os efluentes dos ramais de descarga diretamente ou a partir de um desconector.

    b) Ramal de descarga: Tubulação que recebe diretamente os efluentes de aparelhos sanitários.

    c) Instalação primária de esgoto: onde têm acesso gases provenientes do coletor público ou dos dispositivos de tratamento.

    d) Instalação secundária de esgoto: onde não têm acesso os gases provenientes do coletor público ou dos dispositivos de tratamento. É protegida por desconector.

    e) Subcoletor: Tubulação que recebe efluentes de um ou mais tubos de queda ou ramais de esgoto.

  • As canalizações que recebem diretamente os efluentes dos aparelhos sanitários são os ramais de descarga e não de esgoto. É necessário pensar no fluxo dos gases como na direção vindo da rua para os pontos de utilização na residência. Dessa maneira, os elementos de tubulação primária compreendem todas as tubulações da rua até a chegada em casa até que chegue em um desconector. Isso inclui o ramal de esgoto ( pois entre um ramal de esgoto e um ramal de descarga deve haver desconector). Do desconector pra frente a tubulação é primária.

    A minha dúvida com a letra a é só a seguinte: É possível um ramal de esgoto ligar-se diretamente a um ramal de descarga sem desconector?

  • Ramal de descarga: Tubulação que recebe efluentes dos aparelhos sanitários

    Instalação Primária: Tubulação que aonde se tem acesso aos gases provenientes do coletor público

    Instalação Segundaria:Tubulação que NÃO aonde se tem acesso aos gases provenientes do coletor público

    Subcoletor: Tubulação que recebe efluentes de um ou mais tubos de queda

  • Para responder a esta questão, lembre-se da definição de esgoto primário e secundário. 

    O esgoto primário é a modalidade de esgoto em que gases do condutor público ou da própria instalação têm acesso à tubulação de esgoto. Em contrapartida, no esgoto secundário, gases provenientes do esgoto público ou da instalação não tem acesso à instalação. 

    Na instalação de esgoto, a separação entre o esgoto primário e secundário ocorre nos desconectores que possuem a exata função de vedar a passagem de gases para o interior da edificação. 

    Vamos julgar as alternativas a seguir com base na NBR 8160/99: Sistemas Prediais de Esgoto Sanitário. 

    A - CERTO 
    O ramal de esgoto são canalizações do sistema de esgoto primário que recebem rejeitos do ramal de descarga ou a partir de um desconector. 

    B - ERRADO 
    O ramal de descarga são canalizações do sistema de esgoto secundário que recebem diretamente os dejetos provenientes de aparelhos sanitários e não de tubos de queda ou de ramais de esgoto. 

    C e D - ERRADO 
    A tubulação primária de esgoto compreende as instalações que vão do coletor público até a caixa de inspeção e, também, do trecho da instalação de vasos sanitários do ramal de descarga até a caixa de inspeção, ou seja, nesses dois trechos há a circulação de gases, sendo este último ventilado pela coluna de ventilação do ramal para evitar o mau cheiro dentro da edificação. 

    Por outro lado, a tubulação de esgoto secundário compreende as demais instalações que são despejos de pias, lavatórios e ralos. 

    Perceba que as definições estão trocadas, pois as instalações secundárias, e não as primárias, que recebem efluentes dos aparelhos sanitários. Já na Letra D, são as instalações primárias, e não secundárias, que contém os gases provenientes do coletor público. 

    E - ERRADO 
    O subcoletor recebe o esgoto de tubos de queda ou ramais de esgoto. A questão traz o conceito de tubulação secundária e não de coletor. 

    Gabarito do Professor: Letra A.