-
blocos de concreto celular - 44kg/m²
blocos estruturais de cerâmica pozolânica - 55kg/m²
-
blocos de concreto celular
O bloco de concreto celular também possui uma versatilidade muito grande, podendo facilmente se adequar o tamanho de cada peça. É possível facilmente cortar o material usando um serrote.
-
O bloco de concreto celular pode variar de acordo com a indústria. Porém, o básico é uma mistura de água, cimento, cal e alumínio em pó. Essa mistura, fornece uma propriedade aerosa para o bloco, o que permite um ótimo isolamento acústico.
Outra característica dessa mistura é o baixo teor de condutibilidade térmica, fazendo com que a variação de temperatura em ambientes com esse tipo de material seja mais controlada.
A densidade desse tipo de objeto pode chegar a ser 60% menor do que de blocos de concreto tradicionais. O bloco de concreto celular possui densidade de 600 kg/m³, já nos convencionais esse número chega a 1400 kg/m³.
Contudo, apesar da leveza, o bloco possui ainda uma boa característica de resistência, chegando a 2,5 MPa.
-
BLOCO DE CONCRETO CELULAR: A densidade desse tipo de objeto pode chegar a ser 60% menor do que de blocos de concreto tradicionais. O bloco de concreto celular possui densidade de 600 kg/m³, já nos convencionais esse número chega a 1400 kg/m³.
-
A questão cobrou conhecimento a respeito de materiais de construção. Dentre as opções, o
mais leve é o bloco de concreto celular (ver figura).
Site Eletrônico Ecopore
Esse tipo de bloco tem em sua composição a adição de microbolhas que melhoram principalmente o seu desempenho térmico e acústico e a sua fluidez.
Além de conferir um menor peso específico (entre 300 e 1850 kg/m³) do que o bloco convencional (2300 kg/m³), o que sobrecarrega menos a construção e torna o projeto mais barato.
Possui variadas aplicações, como: em lajes, pisos, contrapisos, caixas de escadas, paredes corta-fogo e alvenaria de vedação.
Comentando as demais alternativas:
B) tijolos de barro.
O tijolo de barro ou adobe não possui como característica principal o baixo peso específico. É um material pouco empregado por apresentar problemas em contato com a água.
C) blocos de concreto estrutural.
Como falado anteriormente, este bloco é mais pesado que o bloco de concreto celular.
D) blocos estruturais de cerâmica pozolânica.
São os blocos de cerâmica tradicionais. Esse bloco é usado, principalmente, na alvenaria de vedação e possui peso específico maior do que o bloco de concreto celular..
E) blocos sílico-calcáreos.
É formado por cal e agregados finos que sofrem o molde a uma alta temperatura e pressão de vapor. Tem excelentes qualidades termo-acústicas assim como os blocos de concreto celular, mas com peso específico maior, pois são pouco porosos.
Gabarito do Professor: Letra A.
-
RESUMO DE BLOCOS:
Alvenaria de blocos silico calcários
- Blocos fabricados por prensagem (autoclavagem à alta pressão)
- Mistura de cal virgem em pó e areia
- Vedação e estrutural
- Resistência à compressçai de 10 Mpa
- Alto índice de isolação acústica: 42 dB
Alvenaria de blocos de concreto celular
- Argamassa celular: introdução de ar ou gás na argamassa de areia fina e cimento
- Concreto celular autoclavado: reação química entre a cal, cimento, areia e pó de alumínio e cura em vapor à alta pressão.
- Bom desempenho térmico e acústico
- Boa resistência ao fogo
- Baixa massa específica
Alvenaria estrutural
- Blocos de concreto, cerâmico e silico calcário
- Recomenda-se argamassa de cimento, cal e areia
- Resistência à compressão da argamassa deve ser próxima a 70% da resistência do bloco utilizado
- Aplicação do Graute: concreto com agregado fino e alta plasticidade
- Preenche vazios dos blocos em pontos onde se quer aumentar a resitencia localizada da alvenaria e também preenchimento das canaletas