SóProvas


ID
3041587
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o trecho abaixo, sobre a história do Brasil contemporâneo.


O desmonte do DOI e do aparelho repressivo como um todo foi realizado de forma gradual e ambígua, de maneira a preservar a impunidade daqueles que cometeram crimes em nome da segurança nacional. [...] Esse processo, embora tenha desarticulado o núcleo da repressão política, possibilitou a sobrevivência de muitas das práticas repressivas criadas ou consolidadas durante a ditadura militar, que passaram a ser disseminadas pela sociedade, tendo como alvo preferencial os membros dos setores desfavorecidos. [...] A volta à democracia política se fez, portanto, sob o signo do enorme abismo social cavado durante os anos do milagre econômico e da contenção social das camadas populares através da repressão policial.

JOFFILY, Mariana. Mecânica do interrogatório político. In: CARDIA, Nancy & ASTOLFI, Roberta (org.). Tortura na Era dos Direitos Humanos. São Paulo: Edusp, 2014. p. 388.


Considerando a história recente do Brasil, o texto faz referência a algumas das características do processo de transição à democracia política no país.

Assinale a alternativa que indica essas características.

Alternativas
Comentários
  • A intensidade de uma ditadura não se mede pela vala de mortos que ela carrega, mas pelas marcas que deixa na sociedade. Nesse sentido, a herança deixada pelo período ditatorial no Brasil repercute na ausência de uma efetiva Justiça de Transição no país, e nas marcas de autoritarismo e violência que ficaram e persistem até os dias atuais marcando a política brasileira, sobretudo contra a população mais pobre e necessitada da atuação estatal. Em vista disso, a ditadura brasileira é considerada uma das mais duras da América Latina.

  • Então a desigualdade social é herança do Regime Militar? É sério isso? Então quer dizer que na época Imperial e da República Velha não existia a mesma desgraça? E na época da escravidão não existia desigualdade social? O que eram os coronéis da 1 República?

    E sobre violência estatal contra os setores mais desfavorecidos, nem se fale. Quero saber se eu aprendi errado sobre a época da escravidão, sobre a exclusão das mulheres, pobres e negros.

    NÃO! Essas coisas NÃO são heranças da ditadura, são heranças de um povo que só quer saber das suas próprias ideologias, nem que possa custar uma vida. E isso NÃO começou em 1964.

    Questão completamente pretensiosa. Completamente!

  • E ainda colocam " herdada da ditadura". No tempo colonial, Imperial, no tempo de Getúlio Vargas era tudo perfeito. Faça-me favor!!

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Essas questões de vestibular é só da uma ESQUERDADA que acerta kkkkk muito tendenciosa

  • ] A volta à democracia política se fez, portanto, sob o signo do enorme abismo social cavado durante os anos do milagre econômico e da contenção social das camadas populares através da repressão policial.