SóProvas


ID
3041926
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O Bioma Pampa tem importância local e mundial, pois abriga uma grande biodiversidade e apresenta, inclusive, algumas espécies endêmicas tais como o Tuco-tuco (Ctenomys flamarioni), o Beija-flor-de-barba-azul (Heliomaster furcifer) e o Sapinho-de-barriga-vermelha (Melanophryniscus atroluteus). Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes ao Bioma Pampa.


( ) A ocupação de áreas com grandes monoculturas e a introdução de pastagens compostas por espécies exóticas promovem a degradação do Pampa.

( ) As espécies vegetais predominantes no Pampa apresentam sistema radicular fasciculado.

( ) O Bioma Pampa é um tipo de savana tropical, semelhante às que ocorrem na África central e ocidental.

( ) O pampa, na América do Sul, ocupa o norte do Rio Grande do Sul, Paraná e Argentina.


A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • Gab A

    I- Em qualquer bioma a monocultura empobrece o solo, pois os nutrientes que a espécie de planta precisa vão ficando escassos a cada plantio. Por isso a rotação de culturas ou descanso do solo são extremamente importantes, visto que os nutrientes são repostos no solo nesse período, uma vez que cada planta precisa de quantidades diferentes e nutrientes diferentes. É como uma reciclagem do solo. Já as espécies exóticas também causam problemas em todos os biomas, pois devido a falta de um predador eficaz ela desequilibra a cadeia alimentar.

    II- gramíneas das pastagens e das estepes são plantas monocotiledôneas ( sim a grama da flor também), logo possuem, além de um cotilédone: raiz ramificada flores trímeras e nervuras paralelas.

    III- O bioma de Savana( dos grandes mamíferos) brasileiro é o cerrado, que é semelhante à savana tropical da África. Há savanas na América do Sul na Austrália e na África .

    IV- Não ocorre no Paraná

    Deus é fiel e justo