SóProvas


ID
3042814
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Cujubim - RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A redação oficial é a maneira de redigir as correspondências, processos e documentos afetos à administração pública. Assim, a correta redação dos atos administrativos é necessária e algumas características devem ser observadas na elaboração dos textos oficiais, tais como:


1. Objetividade e clareza: consiste em apresentar uma ideia com poucas palavras, sem, no entanto, comprometer a clareza. Uma redação concisa evita-se adjetivação desnecessária, períodos extensos e redundância.

2. Correção: uso das regras gramaticais, segundo os padrões e normas do idioma.

3. Impessoalidade: O emissor do documento não é a pessoa que o assina, mas a instituição que ele representa.

4. Concisão: é o resultado final de uma redação, apresentando-se um texto agradável para ser lido e no tratamento respeitoso, digno e apropriado do emissor. Devem ser evitadas a ironia, as gírias e a irreverência.

5. Polidez: dá a impressão exata das palavras, visando facilitar a compreensão da informação, evitando o supérfluo, a linguagem técnica.


Está correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • gab: c

  • As atribuições da redação tem suas características:

     clareza e precisão; 

     objetividade; 

     concisão; 

     coesão e coerência; 

     impessoalidade; 

     formalidade e padronização; e 

     uso da norma padrão da língua portuguesa. 

    Objetividade: Ser objetivo é ir diretamente ao assunto que se deseja abordar, sem voltas e sem redundâncias. Para conseguir isso, é fundamental que o redator saiba de antemão qual é a ideia principal e quais são as secundárias. 

    Concisão: Conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Detalhes irrelevantes são dispensáveis: o texto deve evitar caracterizações e comentários supérfluos, adjetivos e advérbios inúteis, subordinação excessiva. 

    Clareza e Precisão: Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. A transparência é requisito do próprio Estado de Direito: é inaceitável que um texto oficial ou um ato normativo não seja entendido pelos cidadãos.

  • Gabarito: C

  • Não achei correção nos coments

    apesar de chgear a resposta por eliminação

  • A número 1 faz referência à concisão!!

  • 1 e 4 estão invertidas.

  • As afirmativas 2 e 3 estão corretas:

    2. Correção: uso das regras gramaticais, segundo os padrões e normas do idioma.

    3. Impessoalidade: O emissor do documento não é a pessoa que o assina, mas a instituição que ele representa.

    As afirmativas 1, 4 e 5 estão erradas e a questão simplesmente trocou os conceitos entre as três:

    1. Objetividade e clareza: consiste em apresentar uma ideia com poucas palavras, sem, no entanto, comprometer a clareza. Uma redação concisa evita-se adjetivação desnecessária, períodos extensos e redundância. (Concisão)

    4. Concisão: é o resultado final de uma redação, apresentando-se um texto agradável para ser lido e no tratamento respeitoso, digno e apropriado do emissor. Devem ser evitadas a ironia, as gírias e a irreverência. (Polidez)

    5. Polidez: dá a impressão exata das palavras, visando facilitar a compreensão da informação, evitando o supérfluo, a linguagem técnica. (Objetividade e clareza)

    Gab: C

  • GAB C. Ele trocou alguns conceitos.