SóProvas


ID
3044608
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Uma Analista de TI precisava de um dispositivo de grande capacidade de armazenamento para backup. Ao analisar as opções disponíveis no mercado, sugeriu corretamente a aquisição do seguinte dispositivo:

Alternativas
Comentários
  • As fitas LTO são recomendados em caso de backup para grande armazenamento. Caso o interesse fosse velocidade podia SSD ou disco SAN.

  • Errei. Achei que seria disco SAN, mas pensando bem, o SAN que eu conheço é uma rede de armazenamento e não um dispositivo de armazenamento.

    ------------------------

    Linear Tape-Open (LTO) é uma tecnologia de armazenamento de dados em fita magnética desenvolvida originalmente na década de 1990 como uma alternativa de padrões abertos a formatos proprietários de fita magnética que estavam disponíveis na época (DLT).

    A sexta geração de fitas LTO Ultrium 6, foi lançada no ano de 2012 e é capaz de armazenar até 2.5 TB de dados nativos ou 6.25 TB de dados com compressão.

  • Resolução:

     

    A) Incorreto: O armazenamento baseado em fita é uma tecnologia economicamente mais vantajosa para armazenamento de grande capacidade, se comparada ao armazenamento em disco. Porém a fita LTO-3 Ultrium possui capacidade de armazenamento menor que a LTO-6 e não possui taxas de transferência de até 1600MB/s. Para se comunicar com o servidor seu drive usa a interface Ultra160 LVD SCSI com transmissão de 160 MB/s.

     

    B ) Incorreto: Discos SSD geralmente possuem capacidade de armazenamento menor que HDs tradicionais e utilizam o padrão NVME (Non-Volatile Memory Express) e não VME.

     

    C ) Incorreto: Os discos BD-XL existem em duas versões: camada tripla (TL) que pode suportar até 100 GB de dados e camada quádrupla (QL) que atinge o máximo de 128 GB.

     

    D )  Correto: Fitas LTO-6 Ultrium possuem capacidade nativa de 2,5 TB e uma capacidade de compressão de 2,5:1, portanto sendo capaz de armazenar até 6,25TB de dados compactados.

     

    E ) Incorreto: Essa alternativa provavelmente se refere a infraestruturas de backup baseadas em disco providas por dispositivos de armazenamento conectados a uma rede SAN (SAN Storage). Essa infraestrutura apesar de possuir um bom desempenho em relação às taxas de transferência não é uma alternativa viável quando se trata de capacidade de armazenamento, se comparada a uma infraestrutura baseada em fita.

  • Geralmente para backups full é utilizado fitas, pois a gravação é continua ou seja grava mais rapidamente que um hd ou ssd, porém o acesso aleatório é péssimo, mas isso não é um problema em backups full pois sua leitura sempre será completa e linear.