SóProvas


ID
3044662
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em um banco de dados há duas entidades: Processo(idProcesso é PK) e Advogado (idAdvogado é PK). Um advogado pode trabalhar em vários processos diferentes e cada processo pode ter diversos advogados. Tal característica permite concluir que as entidades Processo e Advogado estabelecem uma relação n:m e, por isso,

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)

    Salvo engano, isso é:

    RELACIONAMENTO IDENTIFICADO: implica que uma relação não pode ser exclusivamente identificada sem outra relação. Na questão, ItemPedido só existe se houver registro na relação pedido (é dependente).

     

    Relacionamento identificado - a chave primária na tabela pai fará a, ou parte de chave, primária (simples ou composta) na tabela filha, além de ser também uma chave estrangeira.

    RELACIONAMENTO NÃO IDENTIFICADO: cada registro em uma relação pode ser identificado sem necessária correspondência em outra.

     

    Relacionamento não-identificado - a chave primária na tabela pai será apenas um campo na tabela filha que vai gerar uma chave estrangeira.

  • O comentário do colega Tiago está correto. Agora vamos aos macetes:

    O core da questão é o trecho:

    "Tal característica permite concluir que as entidades Processo e Advogado estabelecem uma relação n:m e, por isso:"

    Para fazer o mapeamento ER para relacional, devemos saber dos tipos básicos de relacionamento(1:1, N:1 e N:N)

    Um relacionamento do tipo N:N somente pode ser mapeado para relacional com a criação de uma nova entidade contendo as chaves primárias das entidades relacionadas! O nome desta nova entidade é ENTIDADE ASSOCIATIVA!

    .

    .

    Resolvendo as alternativas:

    a) atributo idProcesso deve ser colocado na entidade Advogado e idAdvogado deve ser colocado na entidade Processo.

    Incorreta, a grosso modo tal procedimento criará uma "integridade referencial" ( Leia-se com aspas e a grosso modo e com um açúcar de preferência, pois para ser uma integridade referencial, ainda faltaria mencionar quem seria as chaves estrangerias, primárias... enfim)

    .

    b) os atributos idProcesso e idAdvogado deverão ser chave estrangeira em uma entidade associativa entre Advogado e Processo.

    Correta, encontramos nosso gabarito! As chaves primárias das entidades serão chaves estrangeiras na associativa! Reforçando! Ao mapear um Relacionamento N:N SEMPRE CRIARÁ UMA NOVA ENTIDADE!

    .

    c) devem formar uma única entidade pela união de seus atributos, com chave primária composta por idProcesso e idAdvogado.

    Incorreta, mas MAX haveria alguma hipótese da alternativa estar correta? SIM!! se estivéssemos trabalhando com um relacionamento do tipo 1:1 o qual o aconselhável é a fusão das entidades envolvidas.

    .

    d) devem ser ligadas por meio de uma relação de herança onde a entidade Processo herda a entidade Advogado.

    será necessária uma entidade associativa entre elas, sem chave primária, mas com chave estrangeira composta por idProcesso e idAdvogado.

    Incorreta, esta alternativa ta bem confusa, mas muito confusa. Vejamos: relação de herança? Processo é um (is-a) advogado? Não. Entidade sem chave primária? Não faz sentido também.

  • Obrigado, MAX Q

    Estava com dúvidas sobre se realmente era isso.

  • Quando temos um relacionamento m:n entre duas entidades, é necessária a criação de uma tabela associativa ou de ligação entre as duas para sua implementação no modelo lógico. Essa tabela irá conter uma chave primária composta pelas chaves estrangeiras das duas tabelas envolvidas no relacionamento. A questão faz uma certa confusão entre entidades e tabelas, ou seja, entre modelo conceitual e lógico, mas mesmo assim somos capazes de verificar que a resposta coerente com o que descrevemos é a letra B.

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.