SóProvas


ID
3047719
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A glândula pineal, também chamada de epífise, é uma pequena glândula que se localiza na extremidade posterior do terceiro ventrículo, sobre o teto do diencéfalo com o qual está conectada por um curto pedúnculo. Ela é uma glândula com grande importância no desencadeamento da puberdade, bem como a produção da melatonina.


Com base no texto, os dois tipos celulares que predominam nessa glândula são

Alternativas
Comentários
  • pinealócitos e astrócitos. B

  • Apesar de a glândula pineal consistir principalmente de pinealócitos, foram identificados outros quatro tipos de células.

    Tipos de célula

    Pinealócitos: Consistem de um corpo celular com 4 a 6 processos emergindo, produzem melatonina, e podem ser corados por métodos especiais por impregnação pela prata.

    Células intersticiais: Estão localizadas entre os pinealócitos.

    Fagócitos perivasculares: Há muitos capilares na glândula, e os fagócitos estão localizados próximos a esses vasos, funcionando como apresentadores de antígenos.

    Neurônios pineais: Em vertebrados superiores, há neurônios na glândula pineal. No entanto, estes não estão presentes em roedores.

    Células neurônio-símile peptidérgicas: Podem estar presentes em algumas espécies, e podem ter uma função parácrina regulatória.

    Resposta: Letra B