SóProvas


ID
304813
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca de administração de pessoal e desenvolvimento humano, julgue o item subsequente.

O treinamento informal, não estruturado, não planejado e facilmente adaptável às situações e aos indivíduos é essencial ao aprendizado do trabalho nas organizações.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito certo segundo o Cespe; Não entendi.

  • Meus Deus. Até onde!!!??? A axiologia hermenêutica da estruturação sistemática dos treinamentos são específicamente baseados em organização, disciplina, administração do tempo, avaliação de conteúdo, avaliação do instrutor etc. Onde isso é informal?

  • O treinamento informal é um modo não programado, não estruturado e não planejado de disseminação de informação e conhecimento onde aprender e ensinar ocorre simultaneamente em diversos momentos, de diversas formas e com diversas pessoas, havendo ou não relação hierárquica entre elas, sendo, de longe, o recurso mais empregado atualmente no ambiente de trabalho.

    Teorias sobre a geração do conhecimento, muito citada em livros, teses, etc. é a “espiral do conhecimento”, dos autores Nonaka e Takeuchi, que são eles:

    (1) Socialização: É a conversão do conhecimento tácito em conhecimento tácito. Para ele ocorrer é preciso que haja uma interação entre indivíduos que, de alguma forma estimulados, passam a compartilhar seus conhecimentos, ou seja, suas habilidades, experiências, idéias, percepções, etc.

    (2) Externalização: É a conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito. A idéia é que o indivíduo transmissor expresse o seu conhecimento tácito em uma linguagem escrita ou alguma representação (por exemplo: gráficos, símbolos ou outros recursos) de forma que se consiga passar este seu conhecimento a outro indivíduo dito receptor.

    (3) Combinação: É a conversão do conhecimento explícito em conhecimento explícito. Isto pode acontecer quando indivíduos combinam ou trocam conhecimentos através de e-mails, reuniões, documentos e até em conversas informais. Isto quer dizer que a ´combinação´ consiste em gerar novos conhecimentos através de processos de acréscimo de informações, classificações ou mesmo categorização do conhecimento explícito apresentado.

    (4) Internalização: É a conversão do conhecimento explícito em conhecimento tácito. Ele é criado através da interpretação dos conhecimentos explícitos que estão em manuais, livros, normas, comunicados e diversos tipos de documentos que estão na empresa.

  • TIPOS DE CONHECIMENTO

    Tácito: é aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, que está na cabeça das pessoas. Geralmente é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa, pois é subjetivo e inerente às habilidades de uma pessoa.

    Explicito: é aquele formal, claro, regrado, fácil de ser comunicado. Pode ser formalizado em textos, desenhos, diagramas, etc. assim como guardado em bases de dados ou publicações.


    Socialização: É a conversão do conhecimento tácito em conhecimento tácito. Para ele ocorrer é preciso que haja uma interação entre indivíduos que, de alguma forma estimulados, passam a compartilhar seus conhecimentos, ou seja, suas habilidades, experiências, ideias, percepções, etc.


    Ex: Você é contratado por uma empresa e passa pelo treinamento institucional, estruturado e planejado. Com esse treinamento você pode assimilar alguma coisa, mas você vai aprender de fato por meio do informal, em que você aprende por meio da interação com os colegas no cotidiano do trabalho, por isso se diz treinamento informal, pois não foi estruturado e nem planejado.