Uma característica interessante observada nas comunidades é o fato de que elas mudam continuamente de estado. A sequência de mudanças estruturais e funcionais que ocorrem nas comunidades é chamada de sucessão ecológica. Sobre esse processo são feitas abaixo algumas afirmações:
I. Cada comunidade que vai surgindo durante a sucessão recebe o nome de estágio seral. O ponto de convergência da sequência sucessional seria o estágio final ou clímax. Cada região pode ter um clímax definido por variações locais de clima e condições pedológicas e, nesse caso, fala-se de clímax climácico e clímax edáfico respectivamente.
II. Durante a sucessão a diversidade dentro de cada nicho tende a diminuir, mas o número de nichos aumenta.
III. A produtividade bruta em comunidades clímax é grande, sendo maior do que as das comunidades antecessoras. Entretanto a produtividade líquida é próxima a zero, pois toda a matéria orgânica que é produzida é consumida pela própria comunidade.
IV. Ao longo da sucessão percebe-se que a mudança repentina inicial tende a diminuir lentamente, ocorre também o aumento no tamanho dos indivíduos, porém há uma diminuição da biomassa total, além disso, as trocas de nutrientes entre o meio abiótico e os organismos tornam-se mais rápidas, uma vez que teia alimentares tornam-se mais complexas.
A sequência correta é: