-
Segundo o Princípio da Confidencialidade, a informação pode ser acessada apenas por pessoas autorizadas – isso significa o sigilo da informação. Portanto, a confidencialidade garante o sigilo da informação e impede que pessoas não autorizadas tenham acesso ao conteúdo.
Outros princípios:
Princípio da Disponibilidade, a informação estará disponível sempre que for preciso. Esse aspecto é de suma importância, principalmente para sistemas que não podem ter falhas na Disponibilidade, pois essas falhas comprometem o serviço.
De acordo com o Princípio da Integridade, a informação só pode ser alterada por pessoas autorizadas, ou seja, a Integridade garante o controle das alterações, impedindo que pessoas não autorizadas façam alterações indevidas na informação. O princípio da integridade também garante a completude da informação, para que não haja perda de partes da informação.
O Princípio da Autenticidade garante a veracidade da autoria da informação, porém, não garante a veracidade do conteúdo da informação. A autenticidade garante a veracidade do autor, de quem de fato produziu aquela informação, não importando se o conteúdo é verdadeiro ou falso. • Não Repúdio: A Autenticidade garante também um subproduto, que é o Não Repúdio. O Não Repúdio está contido na autenticidade e significa que o autor da informação não tem como recusar que ele é o verdadeiro autor. Ou seja, o Não Repúdio é a incapacidade da negação da autoria da informação.
-
Confidencialidade é a capacidade de um sistema de não permitir que informações estejam disponíveis ou sejam reveladas a entidades não autorizadas
-
Assertiva B
C..I.D.A
Confidencialidade.
Integridade.
Autenticação.
Disponibilidade.
Autenticação.
-
Relembrando:
Confidencialidade: Garantia de que o acesso à informação seja obtido somente por pessoas autorizadas.
Integridade: Salvaguarda da exatidão e completeza da informação e dos métodos de processamento.
Disponibilidade: Garantia de que os usuários autorizados obtenham acesso à informação e aos ativos correspondentes sempre que necessário.
Logo, estamos falando de confidencialidade.
Resposta certa, alternativa b).
-
Gabarito''B''.
Existem 4 princípios básicos da segurança da informação:
Decoreba: D-I-C-A
1. Disponibilidade.
2. Integridade.
3. Confidencialidade.
4. Autenticidade.
Vamos entender melhor cada um dos princípios.
Disponibilidade: a informação deve estar disponível sempre que necessário.
Integridade: a informação só pode ser ALTERADA por pessoas autorizadas. É a garantia de que durante o trajeto do emissor até o receptor ou durante o tempo que a informação ficou armazenada, a informação não sofreu alterações indevidas.
Confidencialidade (sigilo): a informação só pode ser ACESSADA por pessoas autorizadas.
Autenticidade: garante a veracidade da autoria da informação e garante também o não repúdio, ou seja, a pessoa que enviou determinada informação não poderá dizer que não foi a responsável pelo envio (a autenticidade está garantida). O Não Repúdio está contido na autenticidade e significa que o autor da informação não tem como recusar que ele é o verdadeiro autor.
Qual dos princípios básicos da segurança da informação garante que a informação estará acessível apenas para pessoas autorizadas?
Resposta: CONFIDENCIALIDADE.
Palavras chaves que sempre caem, decorem isso e nunca mais errem Princípios. Disponibilidade: Informação disponível sempre que preciso;
InTegridade: alTerados por quem de direito;
ConfidenCialidade: aCessados por quem de direito;
AutentiCIDADE: Garante a veraCIDADE da autoria;
Não repúdio (Irretratabilidade): Não pode negar que executou.
Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!
-
Confidencialidade.