SóProvas


ID
3048955
Banca
Dédalus Concursos
Órgão
IPRED - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Uma assistente social que trabalha em um CRAS faz o atendimento de um usuário, durante essa ação, o usuário lhe confidenciou muitas informações de sua vida privada. Posteriormente, em uma reunião com equipe interdisciplinar da rede socioassistencial e intersetorial do território de referência daquele CRAS, a referida profissional expôs o caso, desnecessariamente, para todos os presentes, revelando dados confidenciados a ela, colocando o usuário atendido em uma situação vexatória. A referida profissional transgrediu qual artigo do Código de Ética?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    → visto que a situação relatada é acerca de TRABALHO MULTIDISCIPLINAR:

    → De acordo com o Código de Ética de 1993: Parágrafo único Em trabalho multidisciplinar só poderão ser prestadas informações dentro dos limites do estritamente necessário. 

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • A questão requer conhecimento da Resolução CFESS nº 273 de 1993, que institui o Código de Ética profissional. Nesse documento encontramos os princípios, deveres, direitos e vedações que orientam o trabalho do/a assistente social. Vamos analisar as alternativas:

    A, C, D e E – Incorretas. As informações contempladas nessas alternativas não estão abordando sobre trabalho multidisciplinar.

    B – Correta. Art. 16º, parágrafo único, segundo o qual em trabalho multidisciplinar só poderão ser prestadas informações dentro dos limites do estritamente necessário. De acordo com o “Art. 16º”, do Código de Ética profissional de 1993, temos que o sigilo protegerá o/a usuário/a em tudo aquilo de que o/a assistente social tome conhecimento, como decorrência do exercício da atividade profissional, e o Parágrafo único do “Art. 16º”, afirma que em trabalho multidisciplinar só poderão ser prestadas informações dentro dos limites do estritamente necessário.

    Gabarito: B