- ID
- 3049432
- Banca
- IF Sul Rio-Grandense
- Órgão
- IF Sul Rio-Grandense
- Ano
- 2016
- Provas
- Disciplina
- Biologia
- Assuntos
Os predadores podem ser classificados em duas formas principais: a classificação mais evidente é a taxionômica (consumidor-recurso), enquanto a classificação alternativa é a funcional, na qual são considerados quatro tipos principais de predadores: predadores verdadeiros, pastadores, parasitoides e parasitos (macro e microparasitos).
De acordo com essa classificação funcional, são feitas algumas considerações:
I. Os predadores verdadeiros matam as suas presas quase imediatamente após atacá-las. Durante o seu tempo de vida, matam muitas ou diferentes presas, com frequência consumindo-as na sua totalidade como, por exemplo, as plantas carnívoras.
II. Os parasitoides consomem partes de suas presas e são tipicamente nocivos, embora raramente letais a curto prazo. Seus ataques são concentrados em um ou muito poucos indivíduos durante sua vida como, por exemplo, a bactéria da tuberculose.
III. Os parasitas estão intimamente associados a um único hospedeiro e não causam a morte imediata deste, mas o seu efeito letal é inevitável como, por exemplo, os insetos da ordem dos himenópteros que ovopositam em, sobre ou perto de outros insetos.
IV. Os pastadores atacam um grande número de presas durante a sua vida, mas retiram para consumo apenas uma parte (porção de tecidos) de cada indivíduo-presa como, por exemplo, as moscas que picam vertebrados.
Estão corretas apenas as afirmativas