SóProvas


ID
3049492
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia

A absorção de dióxido de carbono (CO2) é fundamental para que seja realizada a fotossíntese – o processo de produção de energia necessária para o metabolismo e sobrevivência dos vegetais. A absorção de carbono, através do CO2 ou dióxido de carbono, é também chamada de fixação de carbono. Este processo ocorre por meio do Ciclo de Calvin originando, basicamente, um carboidrato CH2O através de uma reação de redução. Ao longo da evolução dos vegetais terrestres surgiram três comportamentos diferentes em relação ao modo de fixação de carbono e à perda de água, um recurso importantíssimo. Esses três tipos de vegetais são chamados de C3, C4 e CAM - Metabolismo Ácido das Crassuláceas.

Após a leitura desse texto, avalie as afirmativas.


I. As plantas C3 atingem taxas máximas de fotossíntese em intensidades de radiação solar relativamente baixas. É por isso que são consideradas espécies esbanjadoras de água. Estes vegetais compreendem a maioria das espécies terrestres, ocorrendo principalmente em regiões tropicais úmidas.

II. As plantas C4 apresentam uma grande vantagem em relação às plantas C3: podem sobreviver em ambientes áridos, pois só atingem as taxas máximas de fotossíntese sob elevadas intensidades de radiação solar, fazendo com que fixem mais CO2 por unidade de água perdida. Ou seja, elas são mais econômicas quanto ao uso da água e perdem menos água que as C3 durante a fixação e a fotossíntese.

III. Nas plantas do tipo CAM, a abertura dos estômatos ocorre durante a noite, ao mesmo tempo em que o CO2 é fixado por meio do fosfoenolpiruvato. Durante o dia, os estômatos se fecham e o CO2 fixado é, então, utilizado na realização da fotossíntese sob elevadas intensidades de radiação solar.


Está (ão) correta (s) a (s) afirmativa (s)

Alternativas
Comentários
  • AS 3 ALTENATIVAS ESTÃO ERRADAS

    I. As plantas C3 atingem taxas máximas de fotossíntese em intensidades de radiação solar relativamente baixas. É por isso que são consideradas espécies esbanjadoras de água. Estes vegetais compreendem a maioria das espécies terrestres, ocorrendo principalmente em regiões tropicais úmidas.SÃO ESBANJADORAS DE ÁGUA POR FICAREM COM OS ESTÔMATOS ABERTOS DURANTE A FOTOSSÍNTESE

    II. As plantas C4 apresentam uma grande vantagem em relação às plantas C3: podem sobreviver em ambientes áridos, pois só atingem as taxas máximas de fotossíntese sob elevadas intensidades de radiação solar, fazendo com que fixem mais CO por unidade de água perdida. Ou seja, elas são mais econômicas quanto ao uso da água e perdem menos água que as C3 durante a fixação e a fotossíntese.SOBREVIVEM EM CLIMAS QUENTES POIS FECHAM OS ESTÔMATOS QUANDO A TEMPERATURA ESTÁ ELEVADA. EM AMBIENTES ÁRIDOS SÓ AS PLANTAS COM CICLO CAM CONSEGUEM SOBREVIVER

    III. Nas plantas do tipo CAM, a abertura dos estômatos ocorre durante a noite, ao mesmo tempo em que o CO é fixado por meio do fosfoenolpiruvato. Durante o dia, os estômatos se fecham e o CO fixado é, então, utilizado na realização da fotossíntese sob elevadas intensidades de radiação solar.

    À noite, plantas CAM abrem seus estômatos, permitindo a difusão do CO2 e a seguir convertido em malato ou outro tipo de ácido orgânico. DURANTE O DIA o CO fixado( MO MALATO OU OUTRO ÁCIDO ORGÂNICO E NÃO NA PEP) é, então, utilizado na realização da fotossíntese sob elevadas intensidades de radiação solar.