SóProvas


ID
3049843
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação aos transplantes renal e de pâncreas, julgue o item a seguir.


O transplante de pâncreas é uma forma de reposição de células beta que pode restaurar a normoglicemia em pacientes diabéticos. O pâncreas isolado de doador post mortem será descartado quando houver antecedentes de diabetes insipidus.

Alternativas
Comentários
  • Errado. A doença "diabete insipidus" não tem sua causa em deficiências do pâncreas. Por isso, na questão ele especifica "pâncreas isolado". Ela está relacionada à distúrbios hormonais, após traumas, tumores de pituitária e grandes cirurgias neurológicas, causa sede excessiva e descontrole renal - excesso de urina.

  • A deficiência do pâncreas não é a causa da diabetes insipidus. E sim distúrbios hormonais, após traumas, tumores, cirurgias neurológicas.
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre o transplante renal e de pâncreas.

    O transplante de pâncreas é uma forma de reposição de células beta que pode restaurar a normoglicemia em pacientes diabéticos. O pâncreas isolado do doador post mortem será descartado quando não houver função e produção de insulina.

    O diabetes insipidus está relacionado ao desequilíbrio de líquidos. Há produção de insulina e as células do pâncreas mantém suas atividades.


    Resposta do Professor: Errado.