SóProvas


ID
3049864
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

     Uma mulher de vinte e cinco anos de idade, hígida, não tabagista, vítima de acidente automobilístico, com traumatismo craniencefálico grave, trauma torácico e hemotórax bilaterais, foi submetida a drenagem bilateral de tórax, tendo apresentado melhora significativa do quadro respiratório, mas grave piora do quadro neurológico. Nessa circunstância, foi aberto protocolo para diagnóstico de morte encefálica (ME), que foi constatada após realização de todos os testes necessários preconizados em lei.

Com relação a esse quadro clínico e a aspectos relacionados ao transplante de pulmão, julgue o item subsecutivo.


Semelhante à síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA), a disfunção primária de enxerto é definida pela relação PaO2/FiO2 < 300 associada a infiltrado radiológico nas primeiras 72h após o transplante pulmonar.

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre transplante de pulmão.

    Semelhante à síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA), a disfunção primária de enxerto é definida pela relação PaO2/FiO2 < 300 associada a infiltrado radiológico nas primeiras 72h após o transplante pulmonar. Esse quadro é caracterizado por uma resposta imediata após procedimento causada por complexos imunológicos que agem no órgão transplantado.
    Resposta do Professor: Certo.

  • Disfunção primária do enxerto Semelhante à SDRA, a disfunção primária de enxerto é definida pela relação PaO2/FiO2 < 300 associada a infiltrado radiológico, nas primeiras 72 h após o transplante pulmonar. Seu manejo é similar ao de um paciente com SDRA, com estratégias de ventilação protetora e suporte clínico geral.