Torrent é a extensão dos arquivos compatíveis com o protocolo de compartilhamento BitTorrent, uma tecnologia criada pela empresa também chamada BitTorrent, introduzida em 2001. Ela funciona criando uma rede P2P entre todos os usuários do protocolo, com o intuito de distribuir arquivos entre todos os nós (os usuários) da rede. No modelo P2P (de peer-to-peer, ou ponto-a-ponto), não existe um servidor dedicado, porque todos os usuários são também servidores. Cada um deles detêm os dados dos arquivos compartilhados, e ao mesmo tempo estão baixando e mantendo os arquivos disponíveis para outros na rede.
Sim, mas vamos por partes.
O protocolo BitTorrent foi criado para facilitar a comunicação de dados entre redes internas e externas, e é inclusive utilizado por companhias de grande porte, como o Facebook e o , para troca de arquivos entre os funcionários no ambiente de trabalho.
O grande problema do BitTorrent, no entanto, é sua facilidade de uso, o que lhe permitiu se tornar uma poderosa ferramenta de pirataria. Existem inúmeros sites na internet (inclusive), que fornecem arquivos torrent com conteúdos protegidos dos mais diversos, como filmes, séries, , livros, músicas, programas de computador pagos, dados sigilosos vazados por hackers… a lista é quase infinita
Em resumo:
O torrent é um programa legal, mas usa-lo para baixar conteúdo pirata, não é.