-
O formaldeído em elevadas concentrações produzidas por atividades humanas são um risco à saúde. O formaldeído pode causar problemas respiratórios, já que a principal forma de ingresso do formaldeído em nosso organismo é por meio da inalação. O vapor em baixas concentrações causa irritação no nariz, garganta e olhos. Já, em altas concentrações, pode causar falta de ar, salivação excessiva, espasmos musculares involuntários, danos à córnea, coma e morte.
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B.
-
GAB: LETRA B.
O formaldeído é um composto orgânico volátil (VOC) feito a partir do metanol, que é um álcool muito tóxico à saúde. Ele serve para impedir o crescimento de micro-organismos em diversos produtos, portanto possui ação conservante. Em temperatura ambiente, o formaldeído é um gás incolor que evapora com facilidade.
Além da contribuição do formaldeído no surgimento de câncer de nasofaringe (região atrás do nariz) e (tipo de câncer que ataca os glóbulos brancos), reconhecida pela , a substância também pode causar problemas respiratórios, já que a principal porta de entrada do formaldeído em nosso organismo é por inalação, segundo a . O vapor em baixas concentrações causa irritação no nariz, garganta e olhos. Em altas concentrações, como as (de 60 mg/m3 a 130 mg/m3), pode causar falta de ar, salivação excessiva, espasmos musculares involuntários, danos à córnea, coma e morte.
-
Assim como o Álcool é uma droga Psicoléptica ( Deprimem a atividade mental, diminuem a vigília, reduzem a atividade intelectual, sedam a tensão emocional). outros exemplos : Álcool, ópio, Fenorbarbital (gardenal), barbitúricos (calmantes), soníferos, cola de sapateiro, morfina, heroína, álcool.