SóProvas


ID
3053254
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

As necessidades e as recomendações de nutrientes estabelecidas pelas Dietary Reference Intakes (DRI) configuram-se como um conjunto de valores de referência para ingestão de nutrientes a serem utilizados no planejamento e na avaliação de dietas de indivíduos e de populações saudáveis.

O nutricionista solicita seu acompanhamento e auxílio na discussão de duas situações a fim de emitir um relatório/parecer sobre a alimentação e realizar intervenção nutricional.


Situação A: Banco de dados com média de ingestão de nutrientes de três recordatórios alimentares de 24h (coletados em dias alternados) de 50 pacientes ambulatoriais.

Situação B: Valores médios de ingestão de nutrientes de três recordatórios alimentares de 24h (coletados em dias alternados) de um paciente do ambulatório.


Com base nessas informações, analise as afirmativas abaixo como Verdadeiras (V) ou Falsas (F).


( ) Para a realização do planejamento dietético na Situação A, devem ser utilizados os valores de referência específicos das RDA (Recommeded Dietary Allowance), quando disponíveis.

( ) Para a realização da avaliação da adequação de ingestão alimentar, devem-se utilizar os valores de referência da EAR (Estimated Average Requirement) em ambas situações, quando disponíveis.

( ) Para a realização da avaliação da meta de ingestão alimentar, devem-se utilizar os valores de referência da AI (Adequate Intake) na situação B, quando a EAR não estiver disponível.

( ) Para a realização da avaliação do nível mais alto de ingestão diária de nutrientes com risco de efeitos adversos à saúde na situação B, devem-se utilizar os valores de referência da UL (Tolerable Upper Intake Level).


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  •  Estimated Average Requirement - EAR (Necessidade Média Estimada)

    Este valor corresponde à mediana das necessidades de um nutrientes em um grupo de indivíduos saudáveis de mesmo sexo e estágio de vida, atendendo as necessidades de 50% da população.

    - Recommended Dietary Allowance - RDA (Ingestão Dietética Recomendada)

    Essa categoria de valores deve atender as necessidades de um nutriente entre 97 a 98% dos indivíduos saudáveis. É importante lembrar que a RDA é um valor de referência utilizado como meta de ingestão na elaboração da dieta para indivíduos saudáveis.

    - Adequate Intake - AI (Ingestão Adequada)

    Valor de referência utilizado quando o conjunto de informações científicas não são suficientes para o cálculo da necessidade média estimada (EAR). Nesse caso, utiliza-se a AI quando so valores de EAR ou RDA não podem ser determinados.

    - Tolerable Upper Intake Level - UL (Nível Máximo de Ingestão Tolerável)

    É o mais alto valor de ingestão diária e apresenta isenção de riscos adversos à saúde para quase todos os indvíduos. Portanto, não é um nível de ingestão recomendavél, uma vez que questiona-se os benefícios do consumo de nutrientes acima dos valores de RDAs ou AIs.

    As DRIs são utlizadas como base para profissionais de nutrição sendo representadas por valores a fim satisfazer as necessidades nutricionais dos indivíduos e prevenir sintomass de deficiência

  • RDA só é utilizada para indivíduos saudáveis; UL não apresenta riscos adversos; E as outras duas estão verdadeiras.
  • F ¿ V ¿ V ¿ F.

    FALSO - Para a realização do planejamento dietético na Situação A, devem ser utilizados os valores de referência específicos das RDA (Recommeded Dietary Allowance), quando disponíveis.

    VERDADEIRO - Para a realização da avaliação da adequação de ingestão alimentar, devem-se utilizar os valores de referência da EAR (Estimated Average Requirement) em ambas situações, quando disponíveis.

    VERDADEIRO - Para a realização da avaliação da meta de ingestão alimentar, devem-se utilizar os valores de referência da AI (Adequate Intake) na situação B, quando a EAR não estiver disponível.

    FALSO - Para a realização da avaliação do nível mais alto de ingestão diária de nutrientes com risco de efeitos adversos à saúde na situação B, devem-se utilizar os valores de referência da UL (Tolerable Upper Intake Level).