Alternativa A - INCORRETA
Bacillus cereus
Os alimentos são contaminados por B. cereus durante o manuseio, processamento, estocagem ou distribuição, podendo o microrganismo crescer e determinar a ocorrência de doenças de origem alimentar, que se manifestam sob a forma de duas síndromes, uma emética, que é similar à causada pela enterotoxina produzida por Staphylococcus aureus, e outra diarreica, semelhante à causada pela enterotoxina de Clostridium perfringens.
Malassezia furfur
O fungo Malassezia furfur é um microrganismo lipofílico, considerado como agente etiológico da pitiríase versicolo.
Também, pode estar associado à foliculite, dermatite seborréica e atópica, psoríase, fungemia e infecções sistêmicas.
É uma levedura que requer lipídio para seu desenvolvimento e faz parte da microbiota cutânea normal e do couro cabeludo.
A micose se caracteriza, clinicamente, como máculas bem delimitadas, descamação furfurácea e de cor variável, apresentando lesões hipocrômicas ou hipercrômicas, isoladas ou confluentes.
Estas lesões localizam-se com maior freqüência no tronco, membros superiores, pescoço, couro cabeludo, áreas mais ricas em glândulas sebáceas e, também, nas unhas.
AGENTES CAUSADORES DE DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS
Salmonella
Coliformes
Escherichia coli
Norovírus
Staphylococcus aureus
Rotavírus
As ntoxicações alimentares estão entre os maiores desencadeadores de vômitos, diarreias e outros problemas gastrointestinais. Essas intoxicações, que podem até mesmo levar a óbito, podem ser causadas por diferentes agentes, destacando-se o Bacillus cereus
A Pitiríase Versicolor é causada pela Malassezia furfur que é uma levedura lipofílica e faz parte da microbiota normal da pele humana