-
Correto. Na verdade, o Brasil passou a ser considerado um país industrializado e não apenas um país com indústrias a partir do Governo de Getúlio Vargas ("Transformarei um país de agricultores em um país de operários"), na década de 30, que também promoveu a famosa Marcha para o Oeste, a fim de levar o desenvolvimento à regiões até então habitadas por índios e sertanistas. Os governos posteriores também promoveram grandes programas, por exemplo, a transfêrencia da capital federativa e sua construção no interior do país (Brasília, em pleno serrado), durante o governo de JK. Ainda, pode-se citar os programas de expansão da Fronteira Agrícola, promovidos pelos governos do período militar, onde surgiram inúmeras empresas colonizadoras, originando novos povoamentos, mais tarde, novas cidades. Vale registra que, em 1967, houve o surgimento de uma nova classificação, não oficial, a dos Complexos Geoeconômicos, sendo eles: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul. Apesar de não ser oficial, essa classificação identifica os principais contrastes históricos, culturais, econômicos e de formação das principais regiões brasileiras.
-
vale lembrar que esta "Marcha para o Oeste" nao foi nada agradavel e nem justa pois as carnificinas nao sao relatadas em muitos livros embora poucos historiadores relatem a forma como se fez e sangrenta como foi
-
Questão ruim, pois a parte "Os ritmos distintos dessa urbanização levaram às diferenciações regionais." dá a entender que foi apenas após ao processo de urbanização do pós guerra que levou a diferenciações regionais, o que é um absurdo.
-
"apresentando mudanças no uso do território resultantes da integração dos meios de comunicação".
Não entendi a ligação entre meios de comunicação com o restante da questão!!
-
GABARITO: CERTO
A urbanização brasileira realmente ocorreu de forma desigual nas regiões:
*Sudeste: urbanização rápida, já em 1950 a população urbana ultrapassou a rural
*Nordeste: apresenta a menor taxa de urbanização entre as regiões do Brasil
*Centro-Oeste: segunda região mais urbanizada do Brasil
*Sul: urbanização lenta e limitada até 1970
*Norte: urbanização concentrada nas regiões de Manaus e Belém
-
Ricardo eu também errei a questão, pois acreditava que o termo 'comunicação' fazia a assertiva estar incorreta. Considerei que deveria ser meios de locomoção (abertura de rodovias, incremento no transporte de massas).
-
apresentando mudanças no uso do território resultantes da integração dos meios de comunicação, o que isso tem haver NÃO ENTENDI