SóProvas


ID
305605
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2005
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes, relativos à agricultura no Brasil.

As fronteiras agrícolas do Brasil, a partir da segunda metade do século XX, vincularam-se à expansão das vias de circulação, aos movimentos espontâneos de imigração e à colonização oficial e privada, à especialização da produção nos diversos ramos agropecuários e às diferenças quanto ao grau de tecnificação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo


    Machado (1992, p.35-37) define que as “fronteiras agrícolas” têm padrão espacial estreitamente vinculado à expansão das vias de circulação; atrelados a movimentos espontâneos de imigração e de iniciativa de projetos de colonização oficial ou privado, podendo estar especializadas em um único produto, como o arroz, a soja e o trigo, na policultura, com grau de tecnificação e investimento variado. 

    Fonte: MACHADO, L, O. A fronteira agrícola na Amazônia brasileira. Revista Brasileira de Geografia, vol. 54, n.2, 1992.


  • espontâneos?

  • Sim. Espontâneos - por ex. os gaúchos que foram para o Centro Oeste.

    Oficial - Os assentamentos da Reforma agrária;


    - são as únicas que podem gerar dúvidas.

  • Putz... Questão de 2005!!!! 

  • Cara me beteu uma duvida no termo colonizaçao oficial e privada!
  • CERTO.

     

    A partir da segunda metade do século XX, o Brasil caminhou para se tornar o país integrado de hoje, e o papel da expansão da fronteira agrícola nesse processo não pode ser minimizado. Na verdade, trata-se de um movimento interdependente: ao mesmo tempo que era necessário preencher o vazio demográfico no Centro-Oeste, por exemplo, era preciso desenvolver uma atividade produtiva para a população que iria se instalar ali, produção essa que não se destinaria (ao menos não de imediato) à região recém-povoada. Assim, a expansão das vias de circulação de pessoas e sobretudo de mercadorias vincula-se intimamente à expansão da fronteira agrícola.

     

    Fonte: 7000 Questões Comentadas do CESPE.

  • Movimento dos gaúchos para centro-oeste não foi espontâneo. Foi provocado por políticas governamentais. Deveria ser anulada.

  • Colonização oficial e privada são programas que visavam o povoamento e a expansão da propriedade capitalista e da empresa rural.

  • A expansão da fronteira agrícola, nas últimas décadas do século XX, deu-se pelos fatos listados a seguir:

    ·     A colonização oficial e privada, tendo em vista que o governo estimulou o avanço do povoamento e, consequentemente, a ocupação econômica da região Norte;

    ·     A expansão das vias de circulação, especialmente durante o regime militar, quando a política de segurança nacional exigia um povoamento de zonas com baixa densidade populacional, a fim de afugentar ameaças estrangeiras. A BR-163, por exemplo, foi construída sob o lema “ocupar para não entregar”, que sintetizava a política da ditadura militar para a ocupação do “vazio” Amazônico. Esta política relaciona-se com o tema abordado no item anterior (colonização oficial e privada);

    ·     Os movimentos espontâneos de imigração;

    ·     Às diferenças quanto ao grau de tecnificação;

    ·     A especialização da agricultura, como no cultivo da soja, que demanda áreas de cultivo cada vez maiores.

    Resposta: Certo