-
Gabarito: A
Quanto à alternativa C:
NBR 5626
5.2.5.3 Reservatórios de maior capacidade devem ser divididos em dois ou mais compartimentos para permitir operações de manutenção sem que haja interrupção na distribuição de água. São excetuadas desta exigência as residências unifamiliares isoladas.
http://mz.pro.br/hidraulicapredial/08-NBR_5626_Agua_fria.pdf
-
b) Nunca ouvi falar em reservatório intermediário. Apenas superior e inferior.
c) A norma fala em "reservatórios de maior capacidade", mas não especifica que sejam de 3.000 litros
d) As tubulações dos sistemas prediais de água fria são dimensionadas para funcionar como condutos FORÇADOS.Denominam-se condutos livres ou canais, os condutos onde o escoamento é caracterizado por apresentar uma superfície livre na qual reina a pressão atmosférica. Neste contexto, os cursos d’água naturais constituem o melhor exemplo de condutos livres.
e) Em instalações prediais de esgotos sanitários, as tubulações de esgotos secundárias (PRIMÁRIOS) são o acesso dos gases provenientes do coletor público ou de dispositivos de tratamento. É a parte da instalação compreendida após os desconectores até o coletor público. Esses são os ramais provenientes das bacias sanitárias ou pias de despejo e serão sempre canalizações secundárias
-
Reservatório intermediários são utilizados em prédios muito altos.
Não acho que normalizado aqui no br.
-
Pressão estática máxima <=400 KPa.
Por isso a B está errada
-
Complementando:
Dispositivos de redução de pressão tornam-se necessários em edifícios altos, nos quais o desnível entre o reservatório superior e a peça de utilização da água supera a pressão máxima estática admissível (de 400kPa). Nesse caso, podem ser adotadas caixa de quebra-pressão (reservatório intermediário) ou válvula redutora de pressão.
Livro: Temas de Engenharia Civil