-
NBR 5410:
a) quando o objetivo for a proteção contra sobretensões de origem atmosférica transmitidas pela linha
externa de alimentação, bem como a proteção contra sobretensões de manobra, os DPS devem ser
instalados junto ao ponto de entrada da linha na edificação ou no quadro de distribuição principal,
localizado o mais próximo possível do ponto de entrada; ou
b) quando o objetivo for a proteção contra sobretensões provocadas por descargas atmosféricas diretas
sobre a edificação ou em suas proximidades, os DPS devem ser instalados no ponto de entrada da linha
na edificação.
Resposta: A
-
Uma espécie de disjuntor que se desliga quando é percorrido pela descarga elétrica de um Raio.
Existem dois tipos de DPS:
Classe I – Indicado para locais sujeitos a descarga de alta intensidade, sendo a rede elétrica aérea e exposta diretamente à incidência do Raio.
É instalado na entrada da rede local.
Classe II – Indicado para locais com rede elétrica interna (embutida ou subterrânea).
É instalado diretamente dentro do Quadro de Distribuição.
-
Sobretensões Transitórias: um fenômeno conhecido como sobretensão transitória (surto elétrico) que eleva bruscamente a tensão durante um curto período de tempo. Quando alguns equipamentos queimam em uma chuva com raios, por exemplo. Por isso, é preciso instalar alguns dispositivos de segurança:
Os dispositivos de proteção contra surtos (DPS) captam a tensão transitória e a conduzem para o sistema de aterramento antes que essa atinja pessoas e equipamentos. Usados em quadros de distribuição e alguns equipamentos.
Esses dispositivos serão instalados junto ao ponto de entrada da energia elétrica na edificação ou no quadro de distribuição. Isso quando o seu objetivo é proteger o circuito de descargas atmosféricas transmitidas pela linha externa. No caso de descargas atmosféricas diretas, eles serão instalados sobre a edificação ou próximo a ela e no ponto de entrada da linha na edificação.
-
Proteção contra sobretensões de origem atmosférica transmitidas pela linha externa de alimentação, bem como a proteção contra sobretensões de manobra → DPS instalado no PONTO DE ENTRADA ou no QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO PRINCIPAL.
Proteção contra sobretensões provocadas por descargas atmosféricas diretas sobre a edificação ou nas proximidades → DPS instalado no PONTO DE ENTRADA.