SóProvas


ID
3058024
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Petrolina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O dispositivo, que assegura condutores de circuito contra curto-circuito e sobrecargas e, ao mesmo tempo, minimiza os efeitos de choques elétricos em pessoas devido a contato direto e indireto, é o

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Também conhecido como DDR, ele desarma os disjuntores onde está o problema, de forma a evitar que alguém se acidente com choque. Obrigatório em instalações elétricas de acordo com a NBR 5410.

    FORÇA, GUERREIROS!

  • Fusível é um dispositivo utilizado para proteger um circuito elétrico de um curto-circuito (sobrecorrente) e sobrecarga de longa duração. O fusível é um corpo oco, como um cano de vidro ou plástico muito pequeno. Dentro contém um elo condutor metálico, feito de chumbo ou estanho.

     O DDR possui proteção diferencial contra contatos diretos e indiretos e proteção contra sobrecarga e curto-circuito.

  • O disjuntor diferencial residual (DDR) conjuga duas funções, permitindo a proteção tanto dos condutores do circuito (contra sobrecarga e curto-circuito) quanto de pessoas (contra choques elétricos provocados por contatos diretos e indiretos). Trata-se, efetivamente, de um disjuntor eletromagnético acoplado a um dispositivo diferencial residual, cada um cumprindo uma função específica no conjunto.

    É, portanto, bem mais eficiente do que os simples disjuntores eletromagnéticos usualmente empregados, os quais não são capazes de prevenir os efeitos fisiológicos da corrente de fuga.