SóProvas


ID
3058039
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Denomina-se treliça plana o conjunto de elementos interligados entre si, sob forma geométrica triangular, através de pinos, soldas, rebites, parafusos e que formam uma estrutura rígida capaz de resistir a esforços normais.
Para o dimensionamento de treliça plana, os dois métodos mais usuais são

Alternativas
Comentários
  • Método dos Nós (método de Cremona) e Método de Ritter (método das seções).

  • O Processo de Cross, ou Método da Distribuição de Momentos (White et al. 1976), é um método relativamente simples para o cálculo de momentos fletores em vigas contínuas, pórticos planos, grelhas e até em pórticos espaciais. Este processo é baseado no Método dos Deslocamentos e só se aplica para estruturas sem deslocabilidades externas (do tipo translação).

    Fonte: https://www.dec.uc.pt/labest/MI.pdf

    Métodos dos Nós ou Método de Cremona - A resolução de treliças planas pelo método dos nós consiste em verificar o equilíbrio de cada nó da treliça, seguindo-se os passos descritos a seguir: (a) determinação das reações de apoio (b) identificação do tipo de solicitação em cada barra (barra tracionada ou barra comprimida) (c) verificação do equilíbrio de cada nó da treliça, iniciando-se sempre os cálculos pelo nó que tenha o menor número de incógnitas

    Fonte: http://www.labciv.eng.uerj.br/rm4/trelicas.pdf

    Pelo método dos nós, devemos seguir uma ordem de cálculo e calculamos os esforços em todas as barras de uma treliça. O método de Ritter permite que se calcule os esforços normais apenas em algumas barras que possam nos interessar.

    Fonte: http://www.politecnica.pucrs.br/professores/soares/Tecnicas_Materiais_e_Estruturas_II/Aula_01_-_Trelicas.pdf