SóProvas


ID
3059371
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre consideração positiva incondicional e congruência na teoria da Abordagem Centrada na Pessoa, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Há três pressupostos básicos e simultâneos que devem acontecer para que o relacionamento entre terapeuta e cliente ocorra e para que haja a descoberta desse núcleo positivo que há dentro de cada sujeito. Sendo elas: a consideração positiva incondicional, empatia e a congruência.

    A aceitação incondicional se caracteriza como um modo de aceitar a pessoa tal como ela é, sem juízos de valor ou críticas. A consideração positiva incondicional é "uma aceitação calorosa de cada aspecto da experiência do cliente" (BACELLAR APUD Wood et al , 2012). Não há sentimentos que não possam ser expressos e "isto significa um cuidado com o cliente, mas não de forma possessiva (...) implica numa forma de apreciar o cliente como uma pessoa individualizada" (BACELLAR APUD Wood et al , 2012).

    Com a empatia, o terapeuta capta com precisão os sentimentos e os significados pessoais que o cliente está vivendo e comunica essa compreensão ao cliente. Se as pessoas são aceitas e consideradas, elas tendem a desenvolver uma atitude de maior consideração em relação a si mesma. Quando as pessoas são ouvidas de modo empático, isto lhes possibilita ouvir mais cuidadosamente o fluxo de suas experiências internas.

    A congruência pretende indicar o estado de coerência ou acordo interno e de autenticidade de uma pessoa, a qual se traduz na sua capacidade de aceitar os sentimentos, as atitudes, as experiências, de se ser genuíno e integrado na relação com o outro (Rogers, 1985). Nesse processo de congruência, a pessoa entra em um processo de aceitação de si mesmo, tornando-se assim, a pessoa que deseja ser, mais flexível, de modo que possa adaptar objetivos mais realistas para si próprio e, simultaneamente, capaz de aceitar os outros.

    Dois conceitos foram criados por Rogers, e que são considerados como pontos fundamentais para o entendimento do seu modelo terapêutico e que são: Tendência Atualizante e a  Não Diretividade.

    Tendência Atualizante na medida em que " É uma confiança de que o cliente pode tomar as rédeas, se guiado pelo técnico, é a confiança de que o cliente pode assimilar insight se lhe for inicialmente dado pelo técnico, pode fazer escolhas ".(Rogers, citado por Raskin, 1998:76).

    Não diretividade passa, segundo Rogers, pelo acreditar que " o indivíduo tem dentro de si amplos recursos para autocompreensão, para alterar seu auto-conceito, suas atitudes e seu comportamento autodirigido " ( Rogers, 1989: 16).

    Gabarito: Letra D