SóProvas


ID
3059731
Banca
FAU
Órgão
IF-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA sobre Redes de Computadores:

Alternativas
Comentários
  • O hub é um dispositivo que tem a função de interligar os computadores de uma rede local. Sua forma de trabalho é a mais simples se comparado ao switch e ao roteador: o hub recebe dados vindos de um computador e os transmite às outras máquinas. No momento em que isso ocorre, nenhum outro computador consegue enviar sinal. Sua liberação acontece após o sinal anterior ter sido completamente distribuído.

    Em um hub é possível ter várias portas, ou seja, entradas para conectar o cabo de rede de cada computador. Geralmente, há aparelhos com 8, 16, 24 e 32 portas. A quantidade varia de acordo com o modelo e o fabricante do equipamento.

    O switch é um aparelho muito semelhante ao hub, mas tem uma grande diferença: os dados vindos do computador de origem somente são repassados ao computador de destino. Isso porque os switchs criam uma espécie de canal de comunicação exclusiva entre a origem e o destino. Dessa forma, a rede não fica "presa" a um único computador no envio de informações. Isso aumenta o desempenho da rede já que a comunicação está sempre disponível, exceto quando dois ou mais computadores tentam enviar dados simultaneamente à mesma máquina. Essa característica também diminui a ocorrência de erros (colisões de pacotes, por exemplo).

    Assim como no hub, é possível ter várias portas em um switch e a quantidade varia da mesma forma.

    O hub está cada vez mais em desuso. Isso porque existe um dispositivo chamado "hub switch" que possui preço parecido com o de um hub convencional. Trata-se de um tipo de switch econômico, geralmente usado para redes com até 24 computadores. Para redes maiores mas que não necessitam de um roteador, os switchs são mais indicados.

  • O endereço IP é a forma que os computadores usam para se comunicar em uma rede, seja ela a Internet aberta ou uma rede local. O termo se refere a um número específico que o dispositivo tem e é usado para que os dados saibam para qual deles deve ser enviado. Normalmente, em uma rede doméstica, o endereço IP é gerenciado pelo roteador, através do servidor de DHCP, que é responsável por ceder os valores para os dispositivos e evitar que eles sejam iguais.

    FONTE: SITE TECHTUDO.COM.BR

  • Letra E tem uma péssima redação.

    Dois substantivos masculinos no início da frase e a alternativa se refere a um deles como ELE.

    Poderia ter escrito ESTE ou AQUELE...

  • GABARITO D

    Pode até usar o mesmo IP, porém terás um conflito clássico de IP.

  • PESSOAL É A LETRA C,

  • Matei a questão em "USAM O MESMO IP"

  • GAB: C

    Em uma intranet podemos ter duas máquinas com o mesmo endereço IP, pois é somente o endereço físico (MAC) que é enviado no cabeçalho da mensagem enviada na rede.

  • Por que não posso usar o mesmo IP de outro computador?

    Há varias respostas para essa pergunta, mas vamos ficar apenas com a seguinte: alguns dispositivos de rede e sistemas operacionais não conseguem trabalhar em conjunto com outros computadores que possuam a mesma “identificação” (endereço IP), porque simplesmente eles não sabem como separar quais dados enviar para qual endereço.

    Por exemplo: suponha que você quer entrar no site do Baixaki, mas há outro micro na rede com o mesmo IP utilizado por sua máquina. Os dados são enviados até o roteador, porém ao retornar, o roteador não saberá para qual computador deve enviar estes dados, pois há dois possíveis destinos.

    FONTE: TECMUNDO

  • a) Host é qualquer máquina conectada a uma rede.

    b) Nesse tipo de topologia de rede, há um único cabo de ponta a ponta onde são conectados os computadores. Outras mais conhecidas são a Estrela e a Árvore (imaginem nas suas cabeças como deve ser ou procurem no Google).

    c) Os colegas comentaram aí.

    d) Isso diz respeito à transmissão de dados. Na serial, cada bit é mandado de uma vez só, precisando apenas de UM ÚNICO fio. Já no paralelo, vários bits são enviados ao mesmo tempo, precisando de VÁRIOS fio.

    e) Os colegas comentaram aí.

  • Sobre a opção D:

    MODOS DE TRANSMISSÃO

    Quando consideramos a transmissão de dados de um dispositivo a outro, é de interesse fundamental a fiação, e é de interesse primário, quando levamos em conta o fluxo de dados. Enviamos 1 bit por vez ou agrupamos bits em grupos maiores e, nesse caso, como? A transmissão de dados binários por um enlace pode ser realizada em modo paralelo ou em modo serial. No modo paralelo, vários bits são enviados a cada pulso de clock. No modo serial, somente 1 bit é enviado a cada pulso de clock. Embora haja apenas uma maneira de enviar dados paralelos, existem três subclasses de transmissão serial: assíncrona, síncrona e isócrona.

    Fonte: (Comunicação de Dados e Redes de Computadores, FOROUZAN, CAPÍTULO 4.)

  • GAB: C

    Em uma intranet não podemos ter duas máquinas com o mesmo endereço IP, somente o endereço virtual é utilizado no momento do acesso, modificando-se em um acesso futuro.

  • Requisito p interprete de sinais = técnico em informática

  • A título de informação:

    Na prática, quando se trabalha com redes, precisamos ter o conhecimento de IP FIXO vs IP DINÂMICO.

    O IP fixo, como o nome já diz, permanece fixo a um determinado dispositivo, toda vez que esse dispositivo se conectar a rede, ele terá aquele mesmo IP. (é como se o dispositivo recebesse um crachá pra ser identificado).

    O IP dinâmico não, toda vez que o dispositivo é conectado ele recebe um IP novo, isso é muito comum quando os smartphones se conectam nos roteadores domésticos, o que em determinadas situações causam conflito de IP e o usuário fica sem internet.

    Resumindo, em se tratando de intranet e utilização adequada de redes de computadores, a aplicação de IP Fixo é essencial para que cada dispositivo tenha reconhecimento único.

  • Analisando as alternativas:

    a) Host vem de “hóspede”, é o usuário final da rede. Item correto.

    b) Descrição correta da topologia barramento.

    c) Item incorreto. Em uma intranet, cada máquina precisa ter o seu próprio endereço IP, mesmo que seja um endereço de rede local. Afinal, todo dispositivo em uma rede precisa ter um IP único para comunicação.

    d) Na comunicação serial (em série), um único canal é utilizado, enquanto, na paralela, vários canais são utilizados. Item correto.

    e) O switch opera no nível 2 do modelo OSI, e consegue, pelo endereço MAC, enviar a mensagem somente para o computador de destino.

    Resposta certa, alternativa c).

  • GABARITO C

    Em uma intranet podemos ter duas máquinas com o mesmo endereço IP, pois é somente o endereço físico (MAC) que é enviado no cabeçalho da mensagem enviada na rede.

    Se você usa PC há um tempo em algum momento da sua vida você já viu aquela mensagem com o termo " conflito de IP" e enquanto não é solucionado o conflito não fica disponivel a navegação.

    Logo não é possível uma maquina ter IP igual de outra maquina.

    bons estudos.

  • Sobre a B) '' ..., todos os nós recebem.''

    Isso ocorre por causa da topologia barramento (BUS) ser BROADCAST.

  • B - Redes recebem não o NÓ

  • O HUB atua na camada física da rede, ou seja, não trata informações. somente faz o encaminhamento do dado bruto recebido a todas às suas portas. Sua principal aplicabilidade refere-se à concentração de sinal, onde realizará o

    agrupamento e interligação dos dados.Possui uma estrutura de barramento no seu interior, dessa forma, não realiza

    mais de uma transmissão de dados ao mesmo tempo. Assim, quando um host que está ligado ao HUB está realizando uma transmissão de dados, todos os outros dispositivos não podem realizar; caso dois hosts venham a transmitir dados ao mesmo tempo, os pacotes irão colidir, fazendo com que nenhum dos dois hosts envolvidos no processo tenha êxito em sua transmissão de informação.

    Os hubs, em sua grande maioria, utilizam o cabo UTP (par trançado) como meio físico para realizar suas transmissões de dados.

    o hub funciona como um barramento. o switch é mais um peer to peer. Isso acontece pois o mesmo não realiza a replicação de dados de forma direta para todas as interfaces de rede e, sim, o chaveamento das interfaces. Com este

    chaveamento, cada porta receberá somente os dados que têm como destino o host que está ligado a ela. Este chaveamento das interfaces acontece através da montagem de uma tabela interna do switch com todos os MACs Address dos dispositivos conectados a ele.