SóProvas


ID
3061459
Banca
IADES
Órgão
BRB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Padrões de projeto são técnicas adotadas com o objetivo de estruturar a implementação de um sistema seguindo princípios preestabelecidos. Na implementação de um sistema fictício, foi detectado que o custo de criação de quaisquer objetos é muito alto. Dessa forma, cada objeto somente deve ser instanciado no momento em que ele é realmente necessário. Nesse caso, qual deve ser o padrão de projeto utilizado?

Alternativas
Comentários
  • Lazy loading é um padrão de projeto de software, comumente utilizado em linguagens de programação, para adiar a inicialização de um objeto até o ponto em que ele é necessário. Isso pode contribuir para a eficiência no funcionamento de um programa, se utilizado adequadamente.

  • Fiquei na dúvida por que Lazy Loading não faz parte do padrão de projeto GoF.

  • Trata-se de uma questão sobre padrões de projetos.

    O comando da questão pergunta qual padrão de projeto seria adequado para a situação onde o custo de criação de quaisquer objetos é muito alto, e que ele só deva ser instanciado no momento que ele é realmente necessário.

    Vamos analisar as alternativas.

    A) Errado. O facade é o design pattern utilizado para ocultar toda a complexidade de algo através de uma fachada (facade).

    B) Errado. Mock objects são objetos que simulam um objeto real. Isso pode ser utilizado quando você, por exemplo, não implementou uma funcionalidade complexa, mas quer testar um objeto que faz chamadas a ela, ai você pode criar um mock para fazer o papel da classe ainda não implementada.

    C) Errado. Singleton é um padrão de projeto que cria um objeto que só deve ser instanciado uma e apenas uma vez.

    D) Correto. Lazy loading é o pattern responsável justamente por adiar a inicialização de um objeto até quando ele realmente é necessário.

    E) Errado. Method Chaining é o pattern utilizado para chamar diferentes métodos numa mesma linha.


    Gabarito do Professor: Letra D.