Trata-se de uma questão sobre banco de dados, especificamente sobre DB2.
O comando da questão pergunta qual das alternativas representa uma pratica ruim que aumentaria o MIPS, e aumentando por consequência a cobrança financeira do DB2.
A) Correto. Se a tabela é pouco acessada, e recebe novas linhas com frequência, o índice teria que ser sempre revisto, além disso, criar um índice em uma tabela onde a busca existe table scan só vai aumentar o processamento.
B) Errado. Acessar direto pelo índice ao invés de fazer um table scan é boa prática para reduzir o processamento.
C) Errado. Utilizar índices em tabelas que são pouco alteradas vai evitar que o índice tenha que ser recriado toda vez, e se a tabela é muito acessada, a criação do índice vai ajudar também evitando table scan.
D) Errado. Isso é uma dica de tuning, que vai ajudar também na redução do processamento, visto que sendo o primeiro operador é verdade com menos frequência, ele vai testar só uma vez no AND e caso seja falso (situação mais frequente), ele nem testa o segundo.
E) Errado. Essa também é uma dica de tuning, que ajuda na redução do processamento. No OR, ao colocarmos o mais frequente como primeira condição no OR, dessa forma, se for verdadeiro (situação mais frequente), ele nem testa a segunda condição.
Gabarito do Professor: Letra A.