A) Conceitos invertidos: bactericida x bacteriostático
De acordo com este critério, os antibióticos são classificados como bactericidas, quando capazes de, nas concentrações habitualmente atingidas no sangue, determinar a morte dos microrganismos sensíveis, ou bacteriostáticos, quando inibem o crescimento e a multiplicação dos microrganismos sensíveis, sem, todavia, destruí-los.
B) A parede celular não é encontrada em células de mamíferos, ou seja, é uma estrutura exclusiva das bactérias. Assim, a toxicidade seletiva dos antibióticos que inibem a síntese da parede celular é grande, como é o caso das penicilinas e das cefalosporinas.
C) CERTO
Os mecanismos dos antibióticos ainda não são totalmente compreendidos. O antibiótico ideal seria aquele com máxima toxicidade seletiva, isto é, que exerceria sua ação atingindo apenas o microrganismo invasor, sem causar dano ao hospedeiro. No entanto, tal antibiótico não existe e provavelmente nunca existirá.
Antibióticos que atuam na síntese dos ácidos nucleicos:
Desse grupo, apenas o metronidazol é utilizado na clínica odontológica, pois penetra facilmente nas células bacterianas aeróbias e anaeróbias.
D) A Azitrominica em geral é prescrita em doses diárias únicas. A quantidade depende do tipo de infecção.
E) Protocolo de profilaxia antibiótica: 2g de Amoxicilina 500mg 2h antes do procedimento.
Teraputica Medicamentosa em Odontologia - Andrade 3ª Ed, 2014.