-
GABARITO: LETRA C
O vocativo é uma invocação ao destinatário. Nas comunicações oficiais, o vocativo será sempre seguido de vírgula.
A) O jargão burocrático, como todo jargão, deve ser evitado, pois terá sempre sua compreensão limitada.
B) Na redação oficial, é necessário atenção para o uso dos pronomes de tratamento em três momentos distintos: no endereçamento, no vocativo e no corpo do texto. No vocativo, o autor dirige-se ao destinatário no início do documento. No corpo do texto, pode-se empregar os pronomes de tratamento em sua forma abreviada ou por extenso. O endereçamento é o texto utilizado no envelope que contém a correspondência oficial.
D) Recomendações: a consulta ao dicionário e à gramática é imperativa na redação de um bom texto.
E) A digitação sem erros, o uso de papéis uniformes para o texto definitivo, nas exceções em que se fizer necessária a impressão, e a correta diagramação do texto são indispensáveis para a padronização.
FONTE: MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 3ª EDIÇÃO.
-
Para responder esta questão, o candidato precisa ter conhecimento sobre três aspectos necessários para elaboração da comunicação oficial, conforme apresentados no Manual de Redação da Presidência da República, são eles: o uso dos pronomes de tratamento, a regra para uso do vocativo e a formalidade e padronização dos textos. Vamos à análise de cada uma das assertivas abaixo:
A) A transparência é requisito do próprio Estado de Direito, portanto, é inaceitável que um texto oficial ou um ato normativo não seja entendido pelos cidadãos. Assim, o Manual reconhece que haverá preferência pelo uso de determinadas expressões, ou será obedecida certa tradição no emprego das formas sintáticas, mas isso não implica, necessariamente, que se consagre a utilização de uma forma de linguagem burocrática. Diante disso, a orientação é que jargão burocrático, como todo jargão, deve ser evitado, pois terá sempre sua compreensão limitada. Sendo assim, a afirmação está correta.
B) Na redação oficial, conforme exposto pelo Manual, "é necessário atenção para o uso dos pronomes de tratamento em três momentos distintos: no endereçamento, no vocativo e no corpo do texto. No vocativo, o autor dirige-se ao destinatário no início do documento. No corpo do texto, pode-se empregar os pronomes de tratamento em sua forma abreviada ou por extenso. O endereçamento é o texto utilizado no envelope que contém a correspondência oficial". Dessa forma, a afirmação deste item também está correta.
C) De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, "o vocativo é uma invocação ao destinatário. Nas comunicações oficiais, o vocativo será sempre seguido de vírgula". Portanto, o que torna este item incorreto é o sinal de pontuação indicado para ser utilizado após o vocativo.
D) Em razão de seu caráter público e de sua finalidade, os atos normativos e os expedientes oficiais requerem o uso do padrão culto do idioma, que acata os preceitos da gramática formal e emprega um léxico compartilhado pelo conjunto dos usuários da língua. O uso do padrão culto é, portanto, imprescindível na redação oficial por estar acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas, regionais; dos modismos vocabulares e das particularidades linguísticas. Diante dessa afirmação, é possível afirmar que a consulta ao dicionário e à gramática são imperativas na redação de um bom texto, ou seja, a afirmação do item está correta.
E) O Manual afirma que "a digitação sem erros, o uso de papéis uniformes para o texto definitivo, nas exceções em que se fizer necessária a impressão, e a correta diagramação do texto são indispensáveis para a padronização". Nesse sentido, a afirmação feita neste item está correta.
Gabarito: Letra C
-
O vocativo será sempre seguido de vírgula.
:)
-
Vocativo é sempre seguido da vírgula
-
SEMPRE VIRGULA,,,,,,,,,,,
PELO AMOR DE DEUS NAO ESQUEÇA
-
Apenas um adendo, para não confundir nosso raciocínio:
Na alternativa B é citado: "No corpo do texto, pode-se empregar os pronomes de tratamento em sua forma abreviada ou por extenso.", porém não se pode abreviar o pronome de tratamento utilizado aos chefes dos três poderes, conforme manual.
-
SEMPRE VIRGULA,,,,,,,,,,,
PELO AMOR DE DEUS NAO ESQUEÇA
Gostei (
2
)
-
A)O uso do jargão burocrático, como todo jargão, deve ser evitado, pois terá sempre sua compreensão limitada.
sim, a linguagem oficial deve ser concisa, objetiva e clara, livre de jargões burocráticos que limita a compreensão
B) O uso dos pronomes de tratamento ocorre em três momentos distintos: no endereçamento, no vocativo e no corpo do texto. No vocativo, o autor dirige-se ao destinatário no início do documento. No corpo do texto, pode-se empregar os pronomes de tratamento em sua forma abreviada ou por extenso. O endereçamento é o texto utilizado no envelope que contém a correspondência oficial.
sim, o vocativo ocorre nesses três momentos, a alternativa é autoexplicativa
C) Nas comunicações oficiais, o vocativo será sempre seguido de dois pontos.
o vocativo, assim como na linguagem padrão é seguido de vírgula, ex.: "Prezado Presidente,..."
D) A consulta ao dicionário e à gramática são imperativas na redação de um bom texto.
sim, tendo em vista os princípios da redação oficial: concisão, coesão, coerência, uniformidade, impessoalidade e clareza
E) A digitação sem erros, o uso de papéis uniformes para o texto definitivo, nas exceções em que se fizer necessária a impressão, e a correta diagramação do texto são indispensáveis para a padronização.
sim, o texto deve ser estruturado de modo que seja inteligível pontos, parágrafos etc.
-
Gabarito : C