SóProvas


ID
3065848
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em um clima tropical úmido, a eficiência energética de uma edificação depende, dentre outros fatores, da intensidade dos ganhos de calor pela sua envoltória (vedações externas, aberturas, cobertura). O projeto de edificações deve, nesse sentido, dentre outras medidas, maximizar

Alternativas
Comentários
  • Existem três tipos de climas tropicais: o quente e seco, quente e úmido e o clima mais ameno dos planaltos. A questão trata do clima tropical úmido. Regiões que possuem esse clima estão localizadas geograficamente entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio. Basicamente, os dias são quentes e úmidos e as noites tem temperaturas mais amenas, com umidade elevada e a radiação difusa é intensa (BUSTOS ROMERO, 2015). Portanto, em clima tropical, a causa principal de desconforto térmico é o calor proveniente da energia solar absorvido pelas superfícies dos edifícios.

    A eficiência energética na arquitetura atribui à edificação a possibilidade de se obter conforto térmico, visual e acústico com baixo consumo de energia.

    A proteção solar pode acontecer de diversas formas, tanto internamente quando externamente ao edifício. Internamente podem ser utilizadas cortinas e persianas. Externamente, o uso de materiais isolantes térmicos; aberturas com proteção solar como os sistemas de brise-soleil, que sombreiam o ambiente interno; varandas também são alternativas de proteção solar. Portanto, a alternativa correta é a letra B.

    Agora, vamos analisar os demais itens:

    Alternativa A, incorreto. Condutividade térmica é a propriedade que um material tem de transportar energia pelo processo de difusão. Maximizar a condutividade térmica dos materiais de envoltória corresponde à dissipar mais calor no interior do ambiente.

    Alternativas C, D e E estão incorretas. A climatização artificial maximizada consome energia elétrica, assim como maximizar o tempo de uso da climatização artificial e aumentar o volume dos ambientes a serem climatizados  também são alternativas que não são consideradas eficientes energeticamente.

    Gabarito: Alternativa B.

    FONTE:

    BUSTOS ROMERO, Marta Adriana. Arquitetura bioclimática do espaço público. Brasiília: Editora UnB, 1° de janeiro de 2016.


  • Letra B: ISOLAMENTO

    Quanto menos calor "entar" na edificação, menor será o gasto energético para manter a temperatura agradável