SóProvas


ID
3066145
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Brasil é reconhecido como um modelo para a redução da epidemia do HIV graças à sua política de acesso universal ao tratamento gratuito com medicamentos antirretrovirais. Referente a isso tem-se discutido de que estaríamos realmente próximos do fim da AIDS. Assinale a opção CORRETA sobre esta discussão.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

     O País teve um aumento de 21% no número de novas infecções por HIV entre 2010 e 2018. De acordo com dados divulgados pelo Programa Conjunto da Organização das Nações Unidas (ONU) para HIV/AIDS, o Unaids, esse número coloca o Brasil em destaque na América Latina (AL).

    A média de crescimento de novos casos de HIV na AL foi de 7%, segundo a ONU. O país de maior aumento foi o Chile (34%), seguido de Bolívia (22%), Brasil e Costa Rica (ambos com 21%). Os dados da AIDS também seguem alarmantes. De acordo com o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde (MS), divulgado no fim do ano passado (2019), há 18,3 acometidos a cada 100 mil habitantes. São 40,9 mil casos novos, em média, nos últimos cinco anos.

    A vulnerabilidade dos grupos considerados “chaves”, como homens homossexuais com idade entre 15 e 24 anos, forma um grande desafio. Entram nesta mesma fatia os transgêneros, trabalhadores do sexo e prisioneiros.

    Fonte: https://guiadafarmacia.com.br/materia/por-que-o-hiv-vem-crescendo-tanto-no-brasil/