SóProvas


ID
3066502
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-TO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

As correias são utilizadas como elemento de transmissão de movimento de uma polia para a outra ou entre engrenagens. Constitui-se de uma cinta de material flexível, normalmente feita de camadas de lona e borracha vulcanizada. Existem diversos tipos de correias, cada uma para determinada aplicação. Os principais tipos de correia utilizados são: a trapezoidal, a multi-v ou poli-v e a correia dentada. A principal causa de as correias com tensionamento inadequado "patinarem" é quando:

Alternativas
Comentários
  • Existe algum sintoma de que ela esta prestes a romper?

    Este é o grande problema. Ela não costuma dar nenhum aviso de que pode romper. Por isso muitos motoristas são surpreendidos com as quebras. Geralmente a correia dentada fica protegida por uma capa de plástico, o que dificulta a avaliação de seu estado.

    Para checar as condições da correia, é preciso, com o veículo desligado, retirar a capa protetora e procurar sinais de trincas na borracha ou lona desfiada. Se encontrar alguns desses sintomas, procure um mecânico e faça a substituição imediatamente.

    Cuidados especiais

    Se for comprar um carro usado com mais de 50 mil quilômetros, é importante fazer a troca para não correr nenhum risco. Se tiver alguma dúvida sobre a procedência do veículo, também é aconselhável realizar a troca, pois a quilometragem pode estar adulterada. Outro cuidado é substituir também o respectivo esticador da correia dentada (peça que mantém a correia esticada), pois se o esticador travar e permitir que a correia pule fora das polias, o estrago no motor será o mesmo.