SóProvas


ID
3066862
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um assistente usa um computador onde todos os softwares e seu webmail estão na configuração padrão. Ao receber uma mensagem de e-mail com um arquivo anexado, baixou o arquivo no seu computador, de forma que ele não foi executado nem pelo assistente, nem por qualquer mecanismo automático de execução. Se esse arquivo contiver um vírus,

Alternativas
Comentários
  • Precisa executar o arquivo pro vírus se instalar no computador

    Gabarito letra C

  • Tipos de malware:

    a) Vírus: Precisa ser executado e infecta novos arquivos para se multiplicar: necessita de hospedeiro.

    b) Worm ou verme: código malicioso que se multiplica automaticamente. Não precisa ser executado.

    c) Trojan: É qualquer tipo de programação maliciosa camuflada.

    d) Spyware: Subtrai ou monitora informações no computador infectado.

    Portanto: Gabarito C.

  • Arquivo recebido em anexo por e-mail ( arquivo com vírus)

    Ação no e-mail ----------- Contaminação?

    Recebeu -----------------------> Não

    Abriu ----------------------------> Não

    Baixou -------------------------> Não

    Executou -----------------------> CONTAMINADO

    Dicas e mapas mentais no instagram @mapasdeconcurseira

  • GAB: C

    Sobre o Vírus (de acordo com as cartilhas da CERT.br):

    Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos. Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o seu computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado. O principal meio de propagação de vírus costumava ser os disquetes. Com o tempo, porém, estas mídias caíram em desuso e começaram a surgir novas maneiras, como o envio de e-mail. Atualmente, as mídias removíveis tornaram-se novamente o principal meio de propagação, não mais por disquetes, mas, principalmente, pelo uso de pen-drives.

    Há diferentes tipos de vírus. Alguns procuram permanecer ocultos, infectando arquivos do disco e executando uma série de atividades sem o conhecimento do usuário. Há outros que permanecem inativos durante certos períodos, entrando em atividade apenas em datas específicas. Alguns dos tipos de vírus mais comuns são:

    Vírus propagado por e-mail: recebido como um arquivo anexo a um e-mail cujo conteúdo tenta induzir o usuário a clicar sobre este arquivo, fazendo com que seja executado. Quando entra em ação, infecta arquivos e programas e envia cópias de si mesmo para os e-mails encontrados nas listas de contatos gravadas no computador.

    Vírus de script: escrito em linguagem de script, como VBScript e JavaScript, e recebido ao acessar uma página Web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML. Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração do navegador Web e do programa leitor de e-mails do usuário.

    Vírus de macro: tipo específico de vírus de script, escrito em linguagem de macro, que tenta infectar arquivos manipulados por aplicativos que utilizam esta linguagem como, por exemplo, os que compõe o Microsoft Office (Excel, Word e PowerPoint, entre outros).

    Vírus de telefone celular: vírus que se propaga de celular para celular por meio da tecnologia bluetooth ou de mensagens MMS (Multimedia Message Service). A infecção ocorre quando um usuário permite o recebimento de um arquivo infectado e o executa. Após infectar o celular, o vírus pode destruir ou sobrescrever arquivos, remover ou transmitir contatos da agenda, efetuar ligações telefônicas e drenar a carga da bateria, além de tentar se propagar para outros celulares.

  • Importante saber: o vírus diferentemente do "worm", ele não se replica sozinho,é necessário, que o arquivo contaminado seja aberto,e com isso você o execute,aí sim,seu PC estará contaminado por "vírus"

  • Vírus: Programa ou parte de um programa de computador.

          I.           Propaga-se inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos;

       II.           Depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro para ser ativado;

    III.           Principais meios de propagação: e-mail, com anexos recebidos pela Internet, e pen-drive. 

    GAB - C

  • Um vírus somente começa a agir quando é executado no computador. Baixar um arquivo que é um vírus, SEM EXECUTAR, não vai contaminar a máquina, embora seja extremamente não recomendado.
  • Um vírus somente começa a agir quando é executado no computador. Baixar um arquivo que é um vírus, SEM EXECUTAR, não vai contaminar a máquina, embora seja extremamente não recomendado.
  • Um vírus somente começa a agir quando é executado no computador. Baixar um arquivo que é um vírus, SEM EXECUTAR, não vai contaminar a máquina, embora seja extremamente não recomendado.
  • O vírus precisa ser executado,mas o restante não precisa de execução...

  • C. o computador do assistente não foi contaminado porque o arquivo não foi executado. correta

    vírus precisa de execução do arquivo

  • Gabarito letra C para os não assinantes. Tem que ler com cuidado a questão, pois ele baixou o arquivo, mas não executou e por isso não foi infectado.

    De acordo com a Cartilha da Segurança:

    Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

    Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o seu computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado.

  • GABARITO C

    Para que o vírus contamine o computador, será necessário executar o arquivo infectado.

  • LETRA C.

    [O vírus pode ser divido em 3 partes]

    1} mecanismo de infecção ou vetor meios pelos quais o vírus se propaga;

    2} mecanismo de ativação quando ou o que ativa a liberação da carga útil;

    3} carga útil em si o código malicioso que definirá a ação do vírus.

    [...]

    Questões Cespianas:

    1} O mecanismo de infecção do vírus permanece inerte enquanto o arquivo infectado não for executado. Ao ser executado, o código malicioso é transferido para outro arquivo, propagando a infecção.(CERTO)

    [...]

    ____________

    Fontes: TechTudo; Questões da CESPE.

  • Gabarito:C

    Dicas de Segurança da Informação:

    1- Princípios (DICAN): Disponibilidade (o arquivo sempre deve está disponível a pessoas autorizadas), Integridade (o arquivo não pode ser alterado), Confidencialidade (o arquivo deve está disponível as pessoas autorizadas), Autenticidade e Não Repúdio.

    2- Principais Malwares: Vírus (Progama ou parte do programa que insere copias de si mesmo para danificar o computador e que só ocasionará dano se for executado); Phishing (Lembra de "pescar", vou "pescar" suas informações, roubá-las através da criação de sites falsos); Ransoware (Torna inacessíveis os dados do seu computador e você terá que pagar uma quantia); Worm (Programa auto replicante que se executa a partir das falhas do sistema e pode ser propagado pela rede); Spyware (Espião. Monitoro suas atividades e mando a terceiro de 3 formas: keyloggers - tudo que você digita eu irei ver, screenlogger - tudo que você ver eu iria ver e adware - tudo que você pesquisa eu iria ver. Ex: As propagandas que aparecem no celular).

    3- Defesa dos Malwares: Firewall (Parede de fogo. Hardware ou Software. Filtra todos os pacotes que passam da internet para o computador e bloqueiam aqueles maliciosos, como a invasão de um ataque de worm, vírus e hackers. Não bloqueia se o vírus já estiver no seu computador e se você desabilitar o firewall); Antivírus (Detectar e eliminar os malwares do pc. Trabalha de 3 formas: Método de assinatura - irá procurar uma parte do vírus que não é alterada, caracterizando-o como vírus, Busca algorítmica - verificar os algoritmos que criaram aquele vírus no banco de dados, Sensoriamento Heurístico - irei verificar a execução e os registros do programa para assim definir se é um malware).

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entre em contato comigo e acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português, leis, RLM, direito constitucional etc. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!