SóProvas


ID
3067942
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um técnico tentou instalar uma aplicação no seu computador, mas o antivírus o impediu mostrando uma mensagem que o programa era legítimo, mas que poderia ser usado por criminosos para danificar o computador ou furtar dados pessoais. Analisando que as perdas que poderiam ser causadas pela execução do software seriam menores do que as perdas causadas pela não execução, o técnico pensou nas seguintes possibilidades para instalar e executar o software:


I. Incluir o software na lista de exclusão do antivírus, ou seja, na lista de programas que o antivírus não deverá verificar.

II. Mudar o nome do software para um nome amigável parecido com o nome recursos legítimos do sistema operacional, a fim de enganar o antivírus no momento da instalação e execução.

III. Desativar/Pausar o antivírus por um tempo determinado, ou seja, pelo tempo necessário para instalar e usar o software para o que necessita.

IV. Colocar o antivírus no modo de verificação apenas de disco rígido, de forma que ele não seja ativado quando perceber um possível malware carregado na memória.


Considerando que o técnico estava utilizando um dos principais antivírus do mercado, permitirá a instalação e execução do software APENAS o que consta em 

Alternativas
Comentários
  • II. Mudar o nome do software para um nome amigável parecido com o nome recursos legítimos do sistema operacional, a fim de enganar o antivírus no momento da instalação e execução.

    Um genjutsu desse nível não funcionará contra mim - Uchiha, Itachi

  • A questão focou em instalar e executarsoftware, portanto, para realizar cada uma dessas atividades será necessário para:

    Instalar:

    III. Desativar/Pausar o antivírus por um tempo determinado, ou seja, pelo tempo necessário para instalar e usar o software para o que necessita.

    Se não fizer o antivírus não permite a instalação.

    Executar:

    I. Incluir o software na lista de exclusão do antivírus, ou seja, na lista de programas que o antivírus não deverá verificar.

    Se não fizer o antivírus não permite a execução.

  • Na maioria das vezes nem arruma nada.
  • GAB: B

    Faço isso demais no meu pc.

    Repitam comigo, TÉCNICA.

    -TÉCNICA.

    De novo.

    -TÉCNICA.

    Muito bom, é pura técnica mesmo. Não tem como saber cada detalhe de cada navegador, a não ser que a pessoa seja o rei dos paranauêis da informática.

    CRESCENDO AOS POUCOS.

  • Gabarito: B.

    As rotinas descritas pelos itens I e III refletem uma realidade de muitos usuários que não utilizam programas pagos e se submetem ao uso de versões piratas.

    Lembrem desse exemplo pra não esquecer disso na hora da prova:

    Muitas pessoas não possuem condições de comprar certos softwares que são essenciais para suas atividades, a exemplo: Pacote Office, Photoshop, Leitores de PDF versão completa e por aí vai. O que essas pessoas fazem, então? Buscam ativadores ou "cracks" na internet.

    O processo para utilizar um crack geralmente é o de se adicionar uma permissão ou exceção de permissão para o programa de instalação. Por fim, ao se utilizar o ativador, desativa-se o antivirus para que o ativador possa realizar as alterações de registro necessárias para alterar e a pessoa conseguir utilizar o software.

    É um método perigoso, pois nunca se sabe se um ativador, ou até mesmo o próprio setup do programa está infectado ou não.

    Bons estudos!

  • Gabarito:B

    Dicas de Segurança da Informação:

    1- Princípios (DICAN): Disponibilidade (o arquivo sempre deve está disponível a pessoas autorizadas), Integridade (o arquivo não pode ser alterado), Confidencialidade (o arquivo deve está disponível as pessoas autorizadas), Autenticidade e Não Repúdio.

    2- Principais Malwares: Vírus (Progama ou parte do programa que insere copias de si mesmo para danificar o computador e que só ocasionará dano se for executado); Phishing (Lembra de "pescar", vou "pescar" suas informações, roubá-las através da criação de sites falsos); Ransoware (Torna inacessíveis os dados do seu computador e você terá que pagar uma quantia); Worm (Programa auto replicante que se executa a partir das falhas do sistema e pode ser propagado pela rede); Spyware (Espião. Monitoro suas atividades e mando a terceiro de 3 formas: keyloggers - tudo que você digita eu irei ver, screenlogger - tudo que você ver eu iria ver e adware - tudo que você pesquisa eu iria ver. Ex: As propagandas que aparecem no celular).

    3- Defesa dos Malwares: Firewall (Parede de fogo. Hardware ou Software. Filtra todos os pacotes que passam da internet para o computador e bloqueiam aqueles maliciosos, como a invasão de um ataque de worm, vírus e hackers. Não bloqueia se o vírus já estiver no seu computador e se você desabilitar o firewall); Antivírus (Detectar e eliminar os malwares do pc. Trabalha de 3 formas: Método de assinatura - irá procurar uma parte do vírus que não é alterada, caracterizando-o como vírus, Busca algorítmica - verificar os algoritmos que criaram aquele vírus no banco de dados, Sensoriamento Heurístico - irei verificar a execução e os registros do programa para assim definir se é um malware).

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entre em contato comigo e acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português, leis, RLM, direito constitucional etc. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!