SóProvas


ID
3068593
Banca
FCC
Órgão
ARTESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Redes Wi-Fi se tornaram populares pela mobilidade que oferecem e pela facilidade de instalação e de uso em diferentes tipos de ambientes. Embora sejam bastante convenientes, oferecem diversos riscos à segurança das informações. Para resolver alguns destes riscos foram desenvolvidos mecanismos de segurança, como o

Alternativas
Comentários
  • O protocolo de segurança WPA2 é o mais seguro disponível no momento. Apesar dos , a geração oferece proteção maior do que os padrões WPA ou WEP, combinando criptografia de 256 bits com o algoritmo AES (Advanced Encryption Standard).

    A geração sucessora, WPA3, promete ainda mais segurança contra hackers. Ela em junho e, até o fim do ano, são esperados os primeiros aparelhos compatíveis.

    FONTE T.T.

  • Para resolver os diversos riscos à segurança da informação na rede WI-FI foram desenvolvidos mecanismos de segurança, como:

    • WEP (Wired Equivalent Privacy): primeiro mecanismo de segurança a ser lançado. É considerado frágil e, por isso, o uso deve ser evitado.

    WPA (Wi-Fi Protected Access): mecanismo desenvolvido para resolver algumas das fragilidades do WEP. É o nível mínimo de segurança que é recomendado.

    WPA-2: similar ao WPA, mas com criptografia considerada mais forte. É o mecanismo mais recomendado.

  • Assertiva D

    WPA-2 (Wi-Fi Protected Access 2), mecanismo mais recomendado por oferecer criptografia considerada mais forte.

  • a) WEP : utiliza o algoritmo RC4 / O próprio algoritmo de criptografia RC4 foi apontado como o principal calcanhar de Aquiles do protocolo, e mesmo sendo indicadas outras opções para substituí-lo, o WEP caiu em descrédito e deixou de ser usado em aplicações sérias.

    d) O WPA2 é um protocolo de certificação que utiliza o AES (Advanced Encryption Standard), sistema de encriptação mais seguro e mais pesado do que o WPA original. O WPA utiliza o RC4, mesmo modelo de encriptação utilizado no WEP, que troca com frequência a chave de encriptação para a segurança da conexão utilizando o TKIP. Essa é a principal diferença entre o anterior WPA para o sistema finalizado WPA2.

    e) Ele insere uma camada de proteção na transmissão de dados entre seu computador e o servidor. Em sites com endereço HTTPS, a comunicação é criptografada, aumentando significativamente a segurança dos dados. É como se cliente e servidor conversassem uma língua que só as duas entendessem, dificultando a interceptação das informações.

    Para saber se está navegando em um site com criptografia, basta verificar a barra de endereços, na qual será possível identificar as letras HTTPS e, geralmente, um símbolo de cadeado que denota segurança. Além disso, o usuário deverá ver uma bandeira com o nome do site, já que a conexão segura também identifica páginas na Internet por meio de seu certificado.

    Tectudo

  • O WPA-2, criado em 2003, corresponde à versão final do 802.11i e foi lançado no ano seguinte. A tecnologia veio em substituição à WPA "Wi-fi Alliance", pois embora fosse bem segura em relação ao padrão anterior existente, o WEP, a "Wi-fi Alliance" precisou fazer um novo certificado para as redes sem fio, tornando-as mais confiáveis. A tecnologia foi fruto do investimento no modelo WPA, ainda utilizado hoje em dia e que provê uma boa margem de segurança.

    O padrão 802.11i tomou o lugar do WEP e outras funções de segurança do padrão original 802.11. O WPA2 é um protocolo de certificação que utiliza o AES (Advanced Encryption Standard), sistema de encriptação mais seguro e mais pesado do que o WPA original. O WPA utiliza o  RC4, mesmo modelo de encriptação utilizado no WEP, que troca com frequência a chave de encriptação para a segurança da conexão utilizando o TKIP. Essa é a principal diferença entre o anterior WPA para o sistema finalizado WPA2.

    O AES é um sistema de encriptografia bastante seguro, baseado na utilização das chaves com 128 a 256 bits. Até mesmo o governo dos Estados Unidos faz uso desse sistema que torna a tarefa de invasão dos sistemas, mesmo diante de uma falha no algoritmo, bem mais complicada.

    A desvantagem do WPA2 é que o AES exige mais processamento para ser executado. Por isso, o seu uso é recomendado para quem necessita de um alto padrão de segurança da rede. De qualquer forma, as máquinas mais atuais são capazes de sustentá-lo sem grandes problemas.

    O WPA2 utiliza protocolos como o RADIUS, 802.1x, EAP. TKP, AES e RSN (Robust Security Network) e oferece os modos de operação Enterprise (Infra-estrutura) e Personal (Preshared Key).

    BIZU

    WPA>>>>>>>>>>>TKIP

    WPA-2>>>>>>>>>AES

    Fonte: https://canaltech.com.br/seguranca/O-que-e-WPA2/

  • COMPLEMENTANDO

    • WEP: MAIS ANTIGO E USA ALGORITMO RC4;
    • WAP: RECENTE, MAS AINDA TEM BRECHAS. USA ALGORITMO RC4;
    • WAP2: MAIS SEGURA POSSIVEL E MAIS UTILIZADA NAS REDES SEM FIO. USA ALGORITMO AES.
  • Vale ressaltar que já existe o WPA-3

  • a) segurança mais fraca que tem

    b) essa sigla não existe

    c) não é um mecanismo de proteção,mas sim m padrão de rede.

    d) correto. observe as formas de proteções dos mais fracos para os mais fortes: wep -> wap-> wpa2

    e) é somente uma forma a mais de proteger,no entanto não é a mais eficaz

  • d-

    WEP (Wired Equivalent Privacy) - faz parte do padrão IEEE 802.11 e usa criptografia RC4 de 64 ou 128 bits.

    WPA (Wi-Fi Protected Access)- Esse padrão fornece recursos de autenticação e usa TKIP para a criptografia de dados.

    WPA2.- conhecido como IEEE 802.11i, foi criado pela Wi-Fi Alliance e inclui um novo mecanismo de criptografia avançada, que usa o protocolo CCMP (Counter- Mode/CBC-MAC), denominado AES (Advanced Encryption Standard, bloco: 128 bits; chave: 128, 192 ou 256 bits)