SóProvas


ID
3068602
Banca
FCC
Órgão
ARTESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

“Como parte da Operação Verão 2016, as concessionárias do Programa de Concessão de Rodovias do Governo do Estado de São Paulo ampliam as ações operacionais devido ao aumento de tráfego no feriado de Carnaval. As concessionárias disponibilizarão em tempo real as condições do tráfego nas rodovias por meio das câmeras do circuito fechado de TV.”

(Disponível em: http://www.artesp.sp.gov.br/sala-de-imprensa-noticias-ARTESP-rodovias-tem-operacao-especial-de-carnaval.html)


Um circuito fechado de TV pode utilizar câmeras digitais e analógicas. Considerando os fundamentos de hardware pertinentes, é correto afirmar: 

Alternativas
Comentários
  •  GAB.: "A"

    - CIRCUITO FECHADO DE TV (CFTV) = câmeras digitais ou analógicas.

               1) ANALÓGICO = câmera analógica + cabo coaxial + DVR + monitor. Precisa de cabo de energia para alimentação. Pode ser acessado remotamente, mas precisa que o DVR converta o sinal analógico em digital para trafegar dados pela internet.

               2 ) DIGITAL (IP) = câmera IP + cabo de rede + NVR/servidor + monitor. O cabo de rede trafega dados e alimenta o sistema com energia. Já é adaptado para acesso remoto. Câmeras digitais com tecnologia IP são capazes de filmar no escuro e algumas delas permitem que a imagem possa ser aproximada.

               Uma das principais vantagens das câmeras IP em relação às opções analógicas é justamente a qualidade de imagem. Hoje, câmeras IP já fornecem imagens HD e até resoluções mais altas como 4K.

               Os benefícios do sistema IP têm seu custo: as câmeras IP ainda possuem um preço bastante elevado em relação às analógicas e podem não ser acessíveis para todos.

               É bom alertar que sempre que uma câmera ou DVR é conectado à internet há o risco de invasão por hackers.

    Fonte = Revista Segurança Eletrônica

  • GAB. A

    Câmeras digitais com tecnologia IP são capazes de filmar no escuro e algumas delas permitem que a imagem possa ser aproximada e a cabeça da câmera possa ser movida. Funcionam como um servidor de imagens.

  • CIRCUITO FECHADO DE TV (CFTV) = câmeras digitais ou analógicas.

               1) ANALÓGICO = câmera analógica + cabo coaxial + DVR + monitor. Precisa de cabo de energia para alimentação. Pode ser acessado remotamente, mas precisa que o DVR converta o sinal analógico em digital para trafegar dados pela internet.

               2 ) DIGITAL (IP) = câmera IP + cabo de rede + NVR/servidor + monitor. O cabo de rede trafega dados e alimenta o sistema com energia. Já é adaptado para acesso remoto. Câmeras digitais com tecnologia IP são capazes de filmar no escuro e algumas delas permitem que a imagem possa ser aproximada.

               Uma das principais vantagens das câmeras IP em relação às opções analógicas é justamente a qualidade de imagem. Hoje, câmeras IP já fornecem imagens HD e até resoluções mais altas como 4K.

               Os benefícios do sistema IP têm seu custo: as câmeras IP ainda possuem um preço bastante elevado em relação às analógicas e podem não ser acessíveis para todos.

               É bom alertar que sempre que uma câmera ou DVR é conectado à internet há o risco de invasão por hackers.