SóProvas


ID
3069220
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os cabos para a transmissão de dados são classificados em categorias. Um Assistente Técnico possui cabos de categorias 5, 5e, 6 e 6a que poderão ser utilizados em uma instalação. É correto afirmar que os cabos de categoria

Alternativas
Comentários
  • Uma das medidas para reduzir o crosstalk (interferências entre os pares de cabos) no cat 6a foi distanciá-los usando um separador. Isso aumentou a espessura dos cabos de 5.6 mm para 7.9 mm e tornou-os um pouco menos flexíveis.

    https://www.hardware.com.br/livros/redes/categorias-cabos.html

  • CAT5 e 6 usam RJ45 até onde eu sei. Não?

  • você não vai nem conseguir encaixar direito o cabo cat6 no conector cat5e, pois o cabo cat6 tem uma "alma" de plástico rígido que serve pra manter a separação dos pares de fio e minimizar o crosstalk.

  • Tanto o cat5 e cat6 utilizam sim o RJ45. O problema é que não se trata do mesmo modelo de conector. Há um RJ45 específico pra cat5 e outro específico pra cat6.

    Já encontrei muitas conexões com cabo cat6 feitas no RJ45 de cat5. É possível sim. Mas fica um serviço muito mal feito.

  • Os cabos CAT 6A podem ser utilizados em redes 10G, porém continua com a limitação de até 100 metros.

    Não há diferenciação para ambientes internos e externos.

    Por mais que o formato e a aparência sejam os mesmos, os conectores RJ-45 destinados a cabos CAT 6 e CAT 6A utilizam novos materiais, suportam frequências mais altas e introduzem muito menos ruído no sinal.

    Os cabos CAT 6A utilizam os 4 fios de cobre e possuem um separador dos pares trançados para reduzir interferências entre eles (crosstalk).