SóProvas


ID
3069289
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O uso do modo promíscuo em um sniffer de rede cabeada é indicado para

Alternativas
Comentários
  • GAB.: B

    Interceptação de tráfego, ou sniffing, é uma técnica que consiste em inspecionar os dados trafegados em redes de computadores, por meio do uso de programas específicos chamados de sniffers. Esta técnica pode ser utilizada de forma:

    Legítima: por administradores de redes, para detectar problemas, analisar desempenho e monitorar atividades maliciosas relativas aos computadores ou redes por eles administrados.

    Maliciosa: por atacantes, para capturar informações sensíveis, como senhas, números de cartão de crédito e o conteúdo de arquivos confidenciais que estejam trafegando por meio de conexões inseguras, ou seja, sem criptografia.

    Note que as informações capturadas por esta técnica são armazenadas na forma como trafegam, ou seja, informações que trafegam criptografadas apenas serão úteis ao atacante se ele conseguir decodificá-las (mais detalhes no Capítulo ).

    https://cartilha.cert.br/ataques/

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente. – Zig Ziglar

  • Quando se encontra em modo promíscuo, o sniffer captura todos os quadros da rede, não só os endereçados a ele. Assim, é uma forma de "monitorar todos os pacotes que trafegam pelo segmento de rede".

    GABARITO: B

  • Ataques de modo promíscuo

    O que acontece se seu farejador (sniffer) de rede (digamos, tcpdump) tiver vulnerabilidades? Você está expondo seu sistema a ataques simplesmente por escutar tráfego? Certamente. Utilizando um ataque de modo promíscuo, um invasor pode enviar um pacote muito bem construído que transforma seu farejador de rede em seu pior pesadelo de segurança.

    HACKERS EXPOSTOS.

    GAB B