Abrandamento é o nome que se dá ao processo de retirada de cálcio (Ca2+) e magnésio (Mg2+) da água dura. Pode-se utilizar dois processos para realizar o abrandamento da água: precipitação química e troca iônica.
Em relação ao processo de abrandamento por precipitação química, ele é executado pela adição de cal (CaO) e carbonato de sódio (Na2CO3). Estas adições na água dura irão precipitar o cálcio e o magnésio, permitindo que a água fique livre desses dois íons. Esse processo é utilizado para tratar água com altíssima dureza, além de remover outros tipos de contaminantes como metais pesados. A desvantagem desse método é a formação do lodo, que deve ser retirado do processo e descartado, e a necessidade de um pós-tratamento para retirada completa da dureza, pois esse processo ainda deixa resíduos de revestido carbonato de cálcio (CaCO3).
No que tange o processo de abrandamento por troca iônica, consiste em fazer com que a água atravesse um leito de resina catiônica que irá trocar os íons de cálcio (Ca) e magnésio (Mg) presentes na água por íons de sódio (Na). As resinas de troca iônica catiônica são pequenas esferas de polímero poroso que contêm uma estrutura molecular carregada negativamente e essa estrutura carrega um íon positivo que pode ser trocado, no caso das resinas para abrandamento, o íon de sódio (Na). Quando a água dura passa através dos poros da resina, os íons de cálcio (Ca) e magnésio (Mg) que possuem uma carga positiva maior que os íons de sódio (Na) são atraídos pela estrutura negativa da resina enquanto o sódio (Na) é liberado na água. O sódio presente na água é solúvel e, portanto, não causa as incrustações causadas pelo cálcio e o magnésio.
Para solucionar essa
questão precisamos colocar em prática nossos conhecimentos sobre saneamento,
especificamente sobre os processos de tratamento.
O abrandamento é um
processo de tratamento de água empregado para remoção de cálcio (íon Ca2+) ou magnésio
(íon Mg 2+), os principais causadores de dureza na água.
Águas com dureza elevada causam diversos problemas no sistema de abastecimento,
pois podem incrustar na parede das tubulações, além de reduzirem a ação do
sabão utilizado para limpeza nas residências.
O abrandamento da água pode
ser feito por:
·
precipitação
química, pela adição de cal ou
carbonato de sódio (barrilha), que reagem com os íons Ca2+ e Mg2+
formando substâncias insolúveis que precipitam;
·
troca
iônica, processo pelo qual os íons
Ca2+ e Mg2+ da água reagem com os íons
negativos de uma resina sintética, sendo retidos por ela em troca da liberação
de íons solúveis no meio.
Portanto, está correta a
alternativa A.
Vale ressaltar que as
alternativas B, C, D e E se referem aos processos de adsorção, desinfecção,
coagulação e sedimentação, respectivamente.
Gabarito do professor:
letra A.