NBR12655
5.1.2.4 Aditivos
Os aditivos utilizados em concreto de cimento Portland devem cumprir com os requisitos estabelecidos na ABNT NBR 11768.
A quantidade total de aditivos, quando utilizados, não deve exceder a dosagem máxima recomendada pelo fabricante.
A influência da elevada dosagem de aditivos no desempenho e na durabilidade do concreto deve ser considerada.
Para o uso de aditivos em quantidades menores do que 2 g/kg de cimento, exige-se que este seja disperso em parte da água de amassamento.
Se o total líquido contido no aditivo exceder 3 dm3 /m3 de concreto, seu conteúdo de água deve ser considerado no cálculo da relação água/cimento.
Quando se usarem simultaneamente dois ou mais aditivos, a compatibilidade entre eles deve ser verificada em ensaios prévios em laboratório
Os aditivos são componentes do concreto que atuam sobre a dinâmica das reações de hidratação.
A respeito da dosagem dos aditivos, vamos julgar as assertivas de acordo com o item 5.1.2.5 da NBR 12655/2015: Concreto de cimento Portland - Preparo, controle, recebimento e aceitação.
A - ERRADA.
O conteúdo de água será considerado no cálculo da relação água/cimento se o volume líquido contido no aditivo exceder 3 dm³/m³. Ou seja, volumes inferiores são desprezados do cálculo. Assim o cálculo depende da quantidade do aditivo, o que contraria a assertiva.
B - ERRADA.
Para uso de aditivos em quantidades maiores do que 10 g/kg 2 g/kg de cimento, exige-se que este seja disperso em parte da água de amassamento.
C - ERRADA.
Na utilização simultânea de mais de um aditivo, deve-se realizar ensaios prévios para analisar a compatibilidade entre eles. Ou seja, não é permitido o uso de aditivos incompatíveis.
D - ERRADA.
É permitido o uso de três ou mais aditivos simultaneamente, previamente submetidos a ensaios que comprovem a compatibilidade química.
E - CERTA.
É o nosso gabarito. A água deverá ser considerada no cálculo da relação água/cimento caso o total líquido contido no aditivo exceder 3 dm³/m³ de concreto.
Gabarito do Professor: Letra E.