SóProvas


ID
3069955
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação aos cuidados relativos à anestesia em pacientes vacinados contra a febre amarela, considere:

I. Adultos vacinados recentemente, que não apresentem sintomas de efeitos colaterais da vacina, podem ser submetidos normalmente à anestesia e cirurgia.
II. Para as crianças vacinadas com vírus vivo atenuado, as cirurgias eletivas devem ser suspensas por 3 semanas, a contar da data da vacinação.
III. As cirurgias de urgência/emergência não devem ser adiadas por motivo de vacinação recente.
IV. Para as crianças maiores de 4 anos vacinadas com vírus inativado, as cirurgias eletivas devem ser suspensas por, no mínimo, dois meses, a contar da data da vacinação.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C ( I, II e III).

     

    De acordo com a Sociedade Brasileira de Anestrsiologia (SBA).2018

     

     

    Conduta relativa a FEBRE AMARELA e ANESTESIA

     

    Adultos vacinados recentemente, que não apresentem sintomas de efeitos colaterais da vacina, podem ser submetidos normalmente à anestesia e cirurgia.

     

    – Para as crianças as regras são as seguintes:

    Suspensão das cirurgias eletivas por 3 semanas, a contar da data da vacinação, para vacinas com vírus vivo atenuado(como da Febre Amarela) e por 1 semana no caso de vacinas com vírus inativado. ( O erro do item IV foi a delimitação da idade para crianças bem como a suspensão de 2 semanas ao invés de 1 semana nos casos de vírus inativado)

     

    As cirurgias de urgência/emergência não devem ser adiadas por motivo de vacinação recente.

  • Para resolver essa questão é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre calendário vacinal e as especificidades da vacina Febre Amarela.

    I.   CORRETO. Adultos vacinados recentemente, que não apresentem sintomas de efeitos colaterais da vacina, podem ser submetidos normalmente à anestesia e cirurgia. Não há nenhuma contra-indicação absoluta para essa questão.

    II.  CORRETO. Para as crianças vacinadas com vírus vivo atenuado, as cirurgias eletivas devem ser suspensas por 3 semanas, a contar da data da vacinação, esperando assim a ação para uma resposta imune e também evitar qualquer reação indesejada.

    III. CORRETO. As cirurgias de urgência/emergência não devem ser adiadas por motivo de vacinação recente, pois é uma urgência e pode causar problemas graves caso não seja realizada.

    IV. INCORRETO. Para as crianças vacinadas com vírus inativado, as cirurgias eletivas devem ser suspensas por 1 semana.


    Está correto o que se afirma APENAS em I, II e III. 


    Gabarito do Professor: Letra C.