SóProvas


ID
3070492
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em 19 de outubro de 2016, o dia é de expectativa para as agências espaciais da Europa e da Rússia. O objetivo da missão é descobrir se já houve vida no planeta.

A manobra está deixando os cientistas tensos na Europa. Para desacelerar, o robô aciona um paraquedas, um escudo térmico e um sistema de propulsão. Um telescópio na Índia deve captar ruídos, confirmando se Schiaparelli pousou mesmo em segurança.

Explorar o planeta não é tarefa fácil. Russos, europeus e americanos vêm tentando há décadas. Quase metade das missões enviadas da Terra falharam - muitas delas se perderam no caminho, erraram o alvo ou foram destruídas ao chegar lá.

(Adaptado de: http://glo.bo/2esGsjm)


O planeta a ser explorado é

Alternativas
Comentários
  • Se confirmado, é um grande feito, mas serve de treino para outra missão, ainda mais ambiciosa. Em 2020, a agência espacial europeia pretende mandar para Marte o irmão mais velho de Schiaparelli.

    É um caríssimo veículo de seis rodas que vai ter como objetivo perfurar a superfície do planeta vermelho em busca de microorganismos.

    O robô foi batizado em homenagem ao astrônomo italiano do século 19, Giovanni Schiaparelli. Ele foi desenvolvido no programa Exomars, uma missão conjunta entre as agências espaciais da Europa e da Rússia.

    FONTE: