SóProvas


ID
3073759
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Sonora - MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Em relação aos tipos de alavancas do corpo humano, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    Sistema de Alavancas - Estudo da biomecânica

    Alavanca de 1° classe= Interfixa : Braço de força é igual ao braço de resistência (BF=BR). Ex: Articulação Atlanto-occipital

    Alavanca de 2 ° classe = Inter- resistente . Braço de força é maior que o braço de resistência. (BF> BR) Ex: Ação do músculo Gastrocnêmio na articulação do tornozelo durante a plantiflexão .

    Alavanca de 3 ° classe = Inter- potente. Braço de resistência é maior que o Braço de força (BR>BF). Ex: Flexão do cotovelo. Alavanca mais comum no corpo humano.

    a) correta

    b) A alavanca de terceira classe (Inter- potente ) é a mais comum no corpo humano

    c)A alavanca Inter-resistente é a de 2° Classe.

    d)A articulação da Mandíbula é de 3° classe

    Complementando: A ATM é estruturalmente classificada como sinovial do tipo bicondilar, formada pela junção do côndilo mandibular com a fossa manipular do osso temporal. Entre esses dois ossos existe o disco articular, formado por fibro-cartilagem não contendo vasos sanguíneos e nem fibras nervosas. Funcionalmente, é classificada como triaxial por realizar movimentos em torno dos eixos sagital, horizontal e longitudinal.

    Em relação ao sistema de alavanca, a ATM é interdependente por ser uma articulação de osso único, isto é , a mandíbula como osso único biarticulado com os ossos temporais. Essa bilateralidade da ATM a torna influenciada e dependente do complexo músculo – ósseo – dentário . Os movimentos articulares realizados são o de translação e rotação no eixo tridimensional sob uma atividade combinada das ATM's.

  • A alavanca da ATM, é de terceira Classe, em que o Fulcro é representado pela articulação temporomandibular, a Força aplicada ou Potência é fornecida pelos músculos e a área de trabalho se encontra sobre os dentes.