SóProvas


ID
3073777
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Sonora - MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Em relação às marchas patológicas, marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Marcha Digitígrada: Verificada quando há hipertonia do TRÍCEPS SURAL. A marcha se faz na ponta dos pés, comumente chamada de "MARCHA DE BAILARINA"

  • GABARITO:C

    MARCHA EM TESOURA (Marcha espástica): Ocorre um encurtamento/hipertonia dos músculos adutores do quadril, provocando uma adução das coxas, de modo que os joelhos podem cruzar-se um na frente do outro, com a passada assemelhando-se a uma tesoura.

    MARCHA ATÁXICA : A ataxia cerebelar progressiva é uma patologia causada pela lesão cerebelar. Esta lesão é uma das principais causas que afetam a coordenação e a realização da marcha. Os movimentos passam a ser incertos, inseguros e descoordenados.

    MARCHA TABÉTICA (TALONANTE) : Esse tipo de marcha ocorre por perda das informações sensoriais dos membros inferiores (MMII), principalmente da propriocepção. Pode ocorrer por lesão do cordão posterior da medula ou neuropatia periférica sensorial. A marcha é realizada com a base alargada, com o olhar para o solo, e a perda da noção da proximidade do solo em relação aos pés, faz com que ele arremesse o pé para diante e bata com força no solo. Essa marcha foi descrita primeiramente nos pacientes com neurossífilis (Tabes Dorsalis).

    MARCHA DIGITÍGRADA : Verificada quando há hipertonia, sobretudo do tríceps sural. A marcha se faz na ponta dos pés, comumente chamada de marcha de bailarina.